A Energy Verve é uma chapa de impressão offset com pré-aquecimento que alcança tiragens de até 1 milhão de cópias sem forneamento. Ela foi desenvolvida para lidar com condições de impressão especialmente exigentes.

A Energy Verve é uma chapa de impressão offset de fotopolímero negativa e com pré-aquecimento direcionada para gráficas heatset (revistas e varejo) e coldset (jornais e livros) de folha contínua, além de gráficas sheetfed comercial e de embalagens que normalmente lidam com condições de impressão abrasivas e de alta demanda com tintas oxidativas e ultravioleta. Graças à sua alta resistência química e mecânica, a Energy Verve pode processar tiragens de até 1 milhão de cópias. Além disso, sua alta sensibilidade e a camada de fotopolímero não ablativa maximizam a produtividade da chapa da gravadora de chapas.

Redução de custos

Como a Energy Verve substitui o forno de pós-forneamento com um módulo de pré-aquecimento que requer uma temperatura menor, ela reduz o consumo de energia das gráficas em até 50% e seus custos de serviço em até 65%. Além disso, os problemas de ondulação ou rachadura da chapa desaparecerão. E a área ocupada pelo módulo de pré-aquecimento é menor do que a de um forno de pós-forneamento.

“As gráficas heatset se empenham para encontrar formas de aumentar a eficiência e reduzir os custos. Particularmente, elas ficam divididas entre a vontade de dispensarem seu forno e a frustração de que a tiragem das chapas sem forneamento não atende às suas expectativas”, afirma Iris Bogunovic, gerente de produtos de chapas e sistemas CTP da Agfa. “A Energy Verve é meio-termo perfeito entre pós-forneamento e não forneamento, oferecendo altas tiragens combinadas com uma eficiência de processo e custos.”

Alto desempenho na impressora

Um dos principais propulsores de custos das gráficas heatset são as interrupções de rolo de papel, que ocorrem especialmente no caso de papel leve ou várias alterações de formato. O design específico da Energy Verve elimina as interrupções de rolo. “A principal causa das interrupções de rolo é que o papel fica saturado com o uso excessivo de solução umedecedora utilizada ao imprimir para obter uma impressão de alta qualidade”, explica Thomas Billiet, gerente de P&D de projetos da Agfa. “O substrato de alumínio altamente granulado da Energy Verve oferece um equilíbrio excelente entre tinta e água e possibilita que as gráficas usem uma quantidade mínima de água e alcancem condições de impressão mais estáveis, eliminando, com isso, as interrupções de rolo.”

Iris Bogunovic acrescenta: “As interrupções de rolo podem ocorrer várias vezes por dia, com um tempo de inatividade médio da impressora de, pelo menos, meia hora por ocorrência. Levando em consideração o custo das blanquetas danificadas, além da lavagem e do desperdício de papel e tinta, uma única interrupção de rolo pode custar facilmente entre 500 e 1.000 euros. A redução da frequência das interrupções de rolo resulta em enormes ganhos de produtividade além de economias.”

Parte da ECO³

A Energy Verve faz parte da abordagem ECO³ da Agfa, composta de uma ampla gama de hardware, software, itens de consumo e serviços que tornam as operações de impressão mais limpas, mais econômicas e mais fáceis de gerenciar e manter. A disponibilidade da Energy Verve depende de cada região.