O Paraná mais uma vez foi destaque no Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini, que este ano chegou a 27º edição. Na cerimônia de entrega, no último dia 28 no Espaço das Américas, em São Paulo, dos 65 troféus em disputa, as gráficas paranaenses ficaram com 13 troféus - o que representa 22% de toda a premiação. Apenas São Paulo, com 36 conquistas, ficou na frente.

O destaque do Paraná foi a Ótima Gráfica, que teve cinco produtos premiados, seguida de Corgraf, que arrematou dois troféus. Lisegraff, Posigraf, Malires, Vitagraf, Flink Print e Catuaí Rótulos ganharam um troféu cada uma. São todas empresas associadas ao Sigep/Abigraf-PR (Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná e Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Abigraf Regional Paraná). “De novo as gráficas paranaenses mostraram o quanto estão desenvolvidas em produtos e processos para apresentar soluções de qualidade aos clientes”, disse o presidente da Abigraf-PR, Jair Leite. “Os prêmios refletem a evolução das nossas empresas que, mesmo durante a crise, sempre buscaram a inovação e a criação de produtos com alto valor agregado e que possam atender as necessidades do mercado”, completou o presidente do Sigep, Abilio de Oliveira Santana.

Investir na fabricação de produtos com valor agregado é, na explicação do diretor da Ótima Gráfica, Erasto Farias, o motivo que levou a empresa a conquistar cinco troféus e a continuar a sua trajetória de prêmios no Fernando Pini. “Fomos a primeira gráfica do Paraná a ganhar no Fernando Pini e todos os anos temos sido premiados. É fruto da nossa constante preocupação em nos manter atualizados com tecnologias e equipamentos para oferecer ao mercado produtos de qualidade e com alto valor agregado”. Entre outros itens, a Ótima trabalha com presentes corporativos, artigos especiais para papelaria e caixas premium personalizadas.

Considerado o Oscar da indústria gráfica brasileira, o Prêmio Fernando Pini é realizado pela ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica), com apoio da Abigraf Nacional (Associação Brasileira da Indústria Gráfica). Foi criado em 1991 e premia os melhores trabalhos do setor em todo o Brasil. O prêmio é reconhecido internacionalmente pelo nível dos trabalhos apresentados e já rompeu a barreira de 1500 produtos inscritos. O concurso possui certificado ISO 9001:2008, garantindo a qualidade do processo da premiação.