As últimas semanas foram pródigas em dados sobre o mercado editorial brasileiro, com a divulgação da série histórica da pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, 2006/2020, o lançamento da quinta edição do livro Retratos da Leitura no Brasil e a pesquisa sobre conteúdo digital.

Neste novo episódio do podcast Ondas Impressas, os âncoras do programa, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa, fazem um comparativo entre os resultados das análises, apresentando ao ouvinte um painel atualizado do setor. Para isso, contam com a participação de Marcos da Veiga Pereira, presidente do Sindicato Nacional do Editores de Livro, SNEL, editor e dono da Sextante, e de Mariana Bueno, economista da Nielsen Book.

Eles avaliam os reflexos da pandemia no setor, como o crescimento da participação das livrarias exclusivamente digitais nos resultados das editoras, a compra de livros por impulso e os efeitos da ausência do PNLD literário. “Onde estão os 63 milhões de livros que deixaram de ser produzidos em 2020. Eles estão em grande parte no PNLD Literário, que só não aconteceu por conta da pandemia. Se o plano original tivesse sido seguido, teríamos um resultado completamente diferente no ano passado, porque a queda das vendas para o mercado foi muito menor do que para o governo”, comentou o presidente do SNEL.

Tanto para Marcos quanto para Mariana, mesmo com o avanço da venda pela Internet, as lojas físicas continuarão como principal canal. “A livraria cumpre uma função completamente diferente para o leitor. Ele não descobre o livro na livraria virtual. Ele descobre na livraria física”, afirmou a economista.

O episódio também destacou o lançamento do livro Indústria 4.0 - uma abordagem histórica, tecnológica e econômica, escrito pelo professor e especialista do setor, Jorge Maldonado, que é diretor da Afeigraf e da ExpoPrint & ConverExpo. Baixe gratuitamente a obra aqui: www.apseventos.com.br/livro-maldonado/

O T2 #EP10 – Produção e Venda versus Leitura: Retratos do Mercado Editorial já está disponível nas principais plataformas de podcast: Spotify, Amazon Music, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer, Overcast, Castbox e Stitcher. Ou então no site: https://ondasimpressas.buzzsprout.com/