Com patrocínio da ExpoPrint Latin America e apoio da Afeigraf, foi promovido no último dia quatro de outubro, em São Paulo, o 2º Summit de Comunicação, realizado pela Propmark. O presidente do Grupo Abril, Walter Longo, salientou que as mídias eletrônicas não devem ser vistas como antagonistas, mas sim como adicionais à comunicação impressa.

De acordo com Longo, "a relevância da mídia impressa não pode ser questionada. Ela é fundamental no mix de comunicação", destacando que as mudanças acontecem no plano de negócio da comunicação impressa. Ele frisou o quão moderno e inovador o papel segue sendo, e que a migração para o digital é uma adição, e não substituição.

No jornalismo, a informação digital deve primar pelo imediatismo, noticiando o “quê” e o “quando”; a impressa precisa focar o “porquê” e o “como”, desenvolvendo o tema para o aprofundamento do leitor.

O presidente do Grupo Abril lembrou que os blogs e as redes sociais marcaram o advento da “cultura autoral”, transformando jornalistas e não jornalistas em protagonistas da comunicação. Para fazer frente a essa tendência, as revistas e jornais estão investindo no protagonismo de seus jornalistas, enfatizando a autoria de seus textos e editoriais e os colocando nas chamadas de capa de matérias importantes.

Walter Longo também salientou a importância de as empresas criarem seu marketplace digital. Essa ferramenta de e-commerce permite, por exemplo, que os leitores de revistas e jornais comprem produtos que veem nas versões impressas e digitais dos veículos de comunicação. Isso também evidencia como é possível e necessária a integração do digital e do impresso. de publicidade e profissionais de marketing.