O 4º Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro e pela primeira vez será realizado através de uma plataforma virtual. Especialistas do Brasil e do exterior vão tratar da impressão e sua relação com inovação, tecnologia e sustentabilidade.

O consultor alemão Rainer Prosi está entre os palestrantes e aborda “Perspectivas de automação e IA fluxos de trabalho - produção gráfica inteligente”. Prosi é referência global na indústria e um dos responsáveis por moldar o pensamento de pré-impressão como ele é hoje.

Prosi destaca a importância de iniciativas como o Congresso: “A indústria de impressão está mudando rapidamente através de inovações como impressão digital e competição das mídias eletrônicas. A proposta de valor de impressão deve ser mantida e, portanto, a indústria precisa se unir e compartilhar informação sobre as melhores práticas para garantir produção de impressão eficiente”.

Para o consultor, ainda há resistência de alguns gráficos tradicionais sobre automação, mas isso precisará mudar: “É claro que ainda há tradicionalistas que querem manter a pureza artesanal da impressão. Alguns irão sobreviver em mercados de nicho, mas a maioria fracassará por cair em desuso ou irá mudar quando a próxima geração assumir o comando”.

Rainer Prosi detalha quatro pontos mais cruciais quando falamos em produtividade na impressão:

- Preparação do trabalho;

- Procedimentos e fluxos de trabalho padronizados em todos os trabalhos;

- Especialização - não aceitar todos os trabalhos de nicho, mas vender o que pode produzir com eficiência;

- Agrupamento de trabalhos;

- A única forma de produzir trabalhos menores de forma eficiente é otimizar o fluxo de trabalho, não apenas de um único trabalho, mas tirar vantagem das sinergias de vários trabalhos.

Rainer é um dos grandes responsáveis pela existência dos padrões JDF e XJDF e fala de sua importância: “Padrões são importantes porque, do contrário, você precisa construir cada integração do zero. Especificamente os menores negócios não têm a capacidade e, portanto, devem confiar nos padrões existentes. Sem padrões, a única alternativa ao pequeno negócio seria um aprisionamento completo com um único fabricante. Além de JDF e XJDF, que padronizam o fluxo de trabalho de produção, a CIP4 desenvolveu o PrintTalk Standard, que padroniza o fluxo de trabalho do negócio - pedidos de compra, cotações, invoices, etc”.

Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica

O Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica está em sua quarta edição e é uma parceria ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) e APS Eventos Corporativos. Pela primeira vez online, acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro. O Patrocínio Institucional é de Afeigraf, Fedrigoni e Papirus. Informações sobre inscrição e detalhes da programação estão disponíveis no site: www.congressotecnologiagrafica.com.br.