Os empreendedores deverão dar o fôlego para a economia em 2018 e ajudar a solucionar a falta de emprego no País. Das duas milhões vagas a serem abertas, um milhão delas virão de trabalhadores por conta própria e microempresas. Os números fazem parte de um estudo elaborado pelo banco Santander.

Mostram que a abertura de pequenas empresas e o crescimento da quantidade de profissionais autônomos representam uma alternativa para o brasileiro se ocupar em momento de fraqueza do mercado de trabalho.

A expectativa é que 2,5 milhões de empresas sejam criadas, enquanto a ocupação como um todo deverá ter um aumento de 2,2%. No ano passado, 33% da mão de obra ocupada trabalhava por conta própria ou em microempresas. Neste ano, essas duas categorias vão responder por 50% dos postos de trabalho criados até dezembro, de acordo com as projeções.

Em linha com essa tendência estão os dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O emprego por conta própria foi o que mais cresceu durante a crise de acordo com levantamento e oito em cada dez trabalhadores estão na informalidade.

A Roland DG tem alternativas para quem deseja empreender ou sair da fila por emprego. “A gama soluções oferecidas envolve, inclusive, equipamentos portáteis, de baixo custo, que ocupam pequenos espaços e requerem pouco investimento, além de terem mercado garantido”, ressalta Anderson Clayton, gerente de marketing da Roland DG.

Soluções da empresa em impressoras

BN-20 - para quem deseja começar um negócio com baixo investimento e sem demandar por muito espaço. Produz rótulos, decorações de janelas e ambientes internos, etiquetas, adesivos, reproduções fotográficas, cartazes com efeito metálico, brindes para festas e materiais de pontos de venda, além de personalizar celulares e laptops. Também permite criar transfers para vestuários de eventos e de datas comemorativas, roupas para o dia a dia e uniformes corporativos.

GS-24 – Plotter de recorte de mesa, ideal para cortar imagens de até 700mm de largura com precisão, incluindo materiais magnéticos e cartões.

LD-80 - Novo equipamento da DGSHAPE (by Roland) para personalização digital a laser, que permite obter desenhos e escritas com um acabamento holográfico, metálico ou brilhante. Utiliza um laser para transferir folhas metalizadas (foil) para personalização de objetos, presentes e brindes promocionais. Compacta e portátil, a máquina pode ser levada a qualquer lugar para a produção local, o que a torna ideal para quiosques, feiras de artesanatos, pet shops, casamentos e eventos especiais. Dispensa manutenção diária, configuração elétrica especial ou ventilação, além de funcionar com tomadas de parede padrão.

MPX-95 – Equipamento personaliza itens de metal de alto valor para datas comemorativas. Perfeita para aplicações de quiosques de shoppings e lojas de presentes, a nova impressora de foto é econômica, fácil de operar e grava em ouro, aço e titânio sem nenhuma complicação, tornando o produto ainda mais econômico, exclusivo e rentável.

VersaUV LEF – para personalização de capinhas de celular e de tablets, canetas, canecas, brindes e artigos promocionais. Compacta, a LEF-12i imprime diretamente sobre uma vasta gama de materiais, incluindo os tridimensionais.