A Sir Speedy, sediada no Rio de Janeiro, é uma das empresas brasileiras que, de uma plataforma de produção majoritariamente offset, acompanhou o crescimento da impressão digital e, hoje, amplia o volume de negócios nesse segmento através da aquisição do novo modelo bizhub PRESS C1100, da Konica Minolta, adquirido junto à revenda Office Total, do Rio de Janeiro.

“Atualmente, o grande desafio empresarial é obter lucratividade num mercado tão achatado e comoditizado como o nosso. Eficiência e serviços com valores agregados são pontos-chave. A qualidade não pode ser esquecida, jamais. E ter passado por tantas mudanças ao longo de 24 anos no Brasil só contribuiu para fortalecer nossa credibilidade no setor”, explica Fred Torres, proprietário da Sir Speedy.

Fred ressalta a qualificação da mão de obra como essencial para se destacar. “Temos 17 colaboradores, com uma média de 14 anos de casa. É inegável o poder da tecnologia, mas em se tratando de serviços gráficos, uma equipe bem treinada, coesa, comprometida, que oferece ao cliente final um trabalho bem feito e no prazo, ainda é um grande divisor de águas. Quem realmente faz a diferença é o ser humano”, diz.

A chegada da bizhub PRESS C1100 acelera um processo iniciado em 2000, quando a impressão digital começou a ganhar volume nos negócios da Sir Speedy, com serviços de autopublicação, impressão de manuais e publicações editoriais.

“Ouso dizer que fomos os pioneiros no segmento de ‘selfpublishing’, atendendo e educando o mercado, com a possibilidade real de produções por demanda de livros dos mais diversos tipos”, afirma Fred. “A bizhub PRESS C1100 foi o primeiro investimento que fizemos na marca Konica Minolta, após uma pesquisa de mais de um ano. Apesar de sermos uma franquia norte-americana, nossa análise e nosso planejamento se parecem muito com os dos japoneses! Felizmente, o segmento está bem servido, há excelentes fabricantes, o que estimula a inovação. Todos ganham com produtos de qualidade. Neste caso, queríamos um frescor para nossas ofertas de produtos e serviços, com o objetivo de sermos mais agressivos em outros segmentos, e apostamos na bizhub PRESS C1100.”

Entre os destaques, Fred aponta a velocidade do equipamento, caracterizado como uma solução de alta produtividade, e a qualidade de impressão. “A aceitação de diversas mídias, incluindo papel e plástico, é um grande diferencial, não vi outros equipamentos assim no mercado. Até o momento, a relação custo / benefício tem se mostrado muito interessante”, pontua.

A bizhub PRESS C1100 é um equipamento de impressão digital colorido voltado à alta produtividade, com velocidade de até 100 páginas/minuto. A qualidade de imagem é assegurada pela resolução real de 1200x1200 dpi, juntamente com a tecnologia de toner Simitri HDe, que utiliza partículas polimerizadas que se fundem ao papel a temperaturas menores, resultando em imagens com mais qualidade visual, eliminando deformidades no papel causadas pelo calor da fusão, e permitindo imprimir cores mais vivas, além de resultar em uma economia no consumo de energia. Possui grande flexibilidade quanto aos tipos de mídia usados, podendo imprimir em gramaturas que vão de 55 a 350 g/m2 sem que haja perda de produtividade ou oscilação de qualidade.