Na reunião anual dos Country Managers de Two Sides em Londres no dia 31 de outubro de 2016, os representantes da Europa, América do Norte, América do Sul, África do Sul, e Austrália decidiram renovar esforços para que as organizações parem de usar mensagens contra a impressão e contra o papel no seu esforço de marketing.

Frases como “mude para receber sua conta online” e “salve árvores, seja verde, seja digital”, são lugares-comuns em busca de redução de custos de grandes corporações. Entretanto, essas frases não são respaldadas por qualquer análise e ignoram o fato de que todos os canais de comunicação têm um impacto ambiental.

Em uma declaração conjunta, os gestores de Two Sides manifestaram que: “Nossa campanha global anti-greenwash, dirigida a bancos, empresas de telecom, eletricidade, telefonia e outros serviços, investigou cerca de 500 organizações mundiais. Dessas, 63% estavam usando greenwashing em suas mensagens e em seu marketing, em geral infringindo regulamentações locais e, depois de desafiadas por Two Sides, 70% mudaram o conteúdo de suas mensagens voluntariamente – uma grande história de sucesso!”

“Nós pretendemos levar adiante esse importante trabalho de esclarecimento que, se não for cuidado, pode levar milhões de consumidores a acreditar que o uso de papel é ambientalmente hostil. A realidade é que o papel é produzido por uma indústria altamente comprometida com o meio-ambiente, que maneja florestas pensando no futuro de novas gerações.”

Two Sides é mundialmente mantido por empresas líderes e associações de classe que se estendem pela cadeia de valor da comunicação gráfica, incluindo associações de indústrias de tintas e químicas, de envelopes, correios, distribuidores, fabricantes de equipamentos gráficos, gráficas, convertedores e produtores de celulose e papel.