Quem já transitou pelos corredores de uma feira de negócios sabe: é nesse espaço que a indústria, seja ela qual for, decide seus rumos no presente e busca os melhores projetos para o futuro. Cada setor tem o seu principal evento e todo o mercado reserva para este momento revelar as ferramentas que serão base para a transformação.

No caso da indústria de impressão, não há dúvidas: é na ExpoPrint & ConverExpo Latin America o ponto de virada. Os estandes apresentam tecnologias únicas com muitos lançamentos globais e os corredores recebem profissionais do mundo todo prontos para fechar os melhores negócios.

Tudo começou por volta de 2002, quando um grupo de empresários notou a necessidade de uma associação que pudesse lutar por melhores condições no mercado gráfico. Assim, foi criada a Afeigraf (Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica) e, com ela, a ideia de realizar uma feira profissional para o mercado de artes gráficas.

Em 2004, durante a drupa, foi anunciada a ExpoPrint Latin America 2006, que aconteceu entre 31 de maio e 6 de junho em parceria com a Messe Frankfurt Feiras. O sucesso foi enorme e logo ela entrou para o calendário de feiras globais do setor.

Quatro anos depois, em 2010, ocorre a segunda edição da ExpoPrint Latin America, agora com a Afeigraf fazendo uma parceria para que a APS Eventos Corporativos promovesse e organizasse a iniciativa, uma frutífera parceria que dura até hoje. Neste ano, uma curiosidade: a feira ocorreu de 23 a 29 de junho, no Transamérica Expo Center, no mesmo período da Copa do Mundo. Então era normal ver estandes temáticos e todo mundo acompanhando as partidas em telões e TVs.

Em 2014, desta vez três dias depois da final da Copa do Mundo ocorrida no Brasil, a ExpoPrint Latin America abre suas portas, de 16 a 22 de julho, para 7 dias de uma feira histórica. Foram mais de 48 mil visitantes, com 40 mil metros quadrados de feira, 300 expositores e 750 marcas. Foram muitos lançamentos globais reservados para a feira, como os da Heidelberg, que possuía um estande com mais de mil metros quadrados.

Em 2018, a feira passa a ter cinco dias e muda de espaço, passando a ocorrer nos pavilhões do Expo Center Norte, também em São Paulo. Mais uma edição de recordes, ultrapassando os 50 mil visitantes - quase 5 mil deles internacionais. Muitas novidades foram anunciadas em 2018: o primeiro foi a parceria com a ABFLEXO/FTA-Brasil (Associação Brasileira Técnica de Flexografia) para promover a ExpoPrint em conjunto com a ConverExpo, uma feira focada na impressão e conversão de embalagens e rótulos.

A ExpoPrint & ConverExpo 2018, assim como todas as outras edições, focou em levar iniciativas técnicas gratuitas ao mercado. Podemos citar dois exemplos: o primeiro foi uma etapa do Flexo Talk & Show, um evento focado em falar da flexografia. E também o CAMBEA, campeonato brasileiro de envelopamento automotivo que ocorreu dentro da feira.

E tem muito mais te esperando para a ExpoPrint & ConverExpo Latin America 2022! Grandes empresas do Brasil e do exterior já estão com contrato fechado para expor suas soluções no maior evento de impressão das Américas. Muitas iniciativas também estão sendo preparadas para que a experiência de visitação seja realmente única. E, claro, o trabalho é intenso para oferecer uma feira eficiente e segura para todos. Fique ligado em nosso site e redes sociais que vamos divulgar muito conteúdo e novidades sobre a feira!