A Actega, fabricante de verniz especiais, tintas, adesivos e compostos de vedação para a indústria de impressão e embalagens, lançou oficialmente o Signite - uma solução patenteada Actega e, de acordo com a empresa, revolucionária para decoração de qualidade premium, projetada para reduzir significativamente, e um dia eliminar, o desperdício nas produção de rótulos.

Dependendo do design da decoração, a tecnologia pode atualmente reduzir o desperdício de rótulos em mais de 50% na comparação com um rótulos sensível à pressão de pegada semelhante eliminando a matriz do rótulo, reduzindo a espessura da decoração para cerca de um terço daquela de um rótulo sensível à pressão transparente típico e eliminando etiqueta de mídia de plástico em áreas não imprimíveis.

A Actega é presença confirmada na ExpoPrint & ConverExpo Latin America 2022 e vai mostrar as melhores soluções em impressão. Faça a sua credencial gratuita de visitante em: www.expoprint.com.br/visitar.

Além disso, com as decorações Signite compreendendo substancialmente menos massa de material do que modalidades alternativas, como rotulagem sensível à pressão e shrink sleeves, esta nova alternativa é muito mais adequada aos processos de reciclagem atuais e os programas de reuso que começam a dominar as embalagens de vidro de uso único ao redor do mundo.

A decoração Signite, com a mídia e a máquina aplicadora, representa uma real alternativa aos rótulos “sem aparência de rótulo”, trazendo o olhar e toque na tela ou impressão digital com a eficiência da rotulagem sensível à pressão. Hoje, as decorações são produzidas usando processos flexo de banda estreita ligeiramente reconfigurados ou impressão digital híbrida em velocidades padrão de impressão em banda estreita.

Marcas de pequeno e médio porte têm o potencial de utilizar essas variações novas ou modificadas de seus projetos de impressão imediatamente, permitindo, portanto, um dimensionamento relativamente contínuo de sua produção de decoração à medida que a tecnologia Signite continua a ser comercializada.

A transferência das decorações Signite aos recipientes necessitam de variações projetadas para o propósito de equipamentos de rotulagem sensíveis à pressão. Os primeiros aplicadores Signite em linha lançados no mercado destinam-se a recipientes cilíndricos rígidos em velocidades de produção mais baixas.

Os próximos projetos, que estão em diferentes estágios de desenvolvimento, vão abordar recipientes de alumínio e assimétricos junto com tipos de recipientes de parede fina necessidade de inflar para transferência de decoração.

As máquinas aplicadas Signite de alta velocidade e as mídias de decoração correspondentes estão planejadas como parte inerente do roteiro de tecnologia e devem passar para a prototipagem em 2022. Ainda não há previsão para chegada da solução ao Brasil.

“As marcas estão assumindo uma posição de liderança em soluções de embalagem sustentável, com objetivos de redução de perdas ambiciosos e um condutor para aumentar a eficiência e escala da reciclabilidade do recipiente”, explica Anthony Carignano, diretor técnico de marketing da Signite, Actega. “Ao mesmo tempo, essas empresas estão buscando formas de destravar novas estéticas de rótulos de alta qualidade e experiências táteis para produtos premium.

“Signite oferece a essas marcas a melhor chance possível de atender a todos esses objetivos. A solução é realmente transformadora, com nenhuma outra tecnologia entregando redução de desperdício de plástico dessa forma. Além disso, conforme a solução avança e torna-se compatível com outros processos de produção, como o digital inkjet, o impacto na indústria e recentemente, o meio ambiente, se tornará mais significativo”.

“Nesta primeira fase do lançamento da tecnologia, temos um forte e claro foco em avançar esta solução para o setor de embalagem de vidro. Os clientes finais que vão se beneficiar inicialmente desta solução são produtores de destilados artesanais, vinícolas de micro a médio porte, alimentos especiais, bebidas não alcoólicas, produtos farmacêuticos naturais e utensílios de vidro para casa, como velas. Com muitos clientes beta já em operação trabalhando com recipientes de vidro, e versões adicionais da tecnologia focada para recipientes PET rígidos e latas de alumínio previstas nos próximos meses, esperamos que a demanda por esta solução acelere seu sucesso e com a implementação em toda a indústria”, diz Carignano.

Informações sobre a tecnologia Ignite da Actega em: www.actega.com/es/en/technologies/signite.