O Arkitex Production v4.0 avança na otimização e automação dos fluxos de trabalho de produção de impressão de jornais para economizar tempo e dinheiro das gráficas. A versão mais recente enfoca uma integração mais estreita com sistemas de gerenciamento de impressoras para uma entrega de chapas no tempo certo, além de incluir recursos multilocatários e planejamento e rastreamento melhorados. A implementação na nuvem garante uma continuidade perfeita dos negócios.

Recursos multilocatários

O Arkitex Production 4.0 oferece compatibilidade com vários locatários em um único servidor, possibilitando que eles acessem e se beneficiem dos mesmos módulos de software (como rips, imposição, predefinições de tintas, etc.). Cada locatário tem seus próprios usuários e permissões, layouts de chapas e produtos e só pode ver suas próprias publicações e modelos. Isso é importante em relação à centralização local e às soluções de fluxo de trabalho na nuvem, em que várias instalações podem compartilhar hardware e recursos e manter a segurança dos dados e o controle do fluxo de trabalho.

Entrega de chapas no tempo certo

Como resultado da redução das tiragens em todo o mundo, da consolidação das gráficas e do crescimento de trabalhos externos, houve um aumento no volume de produção das impressoras e na frequência da troca de chapas.

O Arkitex Production 4.0 pode ser integrado mais estreitamente com os sistemas de gerenciamento de impressoras e empilhamento de chapas da gráfica, possibilitando uma entrega de chapas no tempo certo às impressoras. Dessa forma, as chapas podem ser produzidas em um período de tempo mais curto e chegarem no momento certo na torre de impressoras correta.

O operador de impressoras (que, muitas vezes, é responsável pela pré-impressão e impressão) pode gerenciar o fluxo de trabalho completo em um só lugar. Isso inclui a liberação automática opcional das chapas assim que os compartimentos de empilhadeiras da próxima tiragem ficam disponíveis. Assim, há um aumento na eficiência e uma redução do tempo ocioso das impressoras.

No grupo de mídia Main-Post (Würzburg, Alemanha), a compra de novas impressoras impôs mais exigências ao seu processo de fluxo de trabalho de chapas. A empresa conectou não só sua gravadora de chapas da Agfa, mas também suas perfuradoras e curvadores e sua unidade de ordenação de chapas ao Arkitex e os colocou mais próximos do console de impressoras. “Agora, as chapas são entregues às torres de impressoras no tempo certo. Isso nos traz uma economia de tempo e custos e um aumento na estabilidade da produção”, afirma Thomas Gabel, gerente de produção da sede da Main-Post em Würzburg, na Alemanha. “Com esse investimento, estamos preparados para o futuro.”

Planejamento, rastreamento e compensação de fan-out melhorados

A GUI atualizada do Arkitex Production contém diversas melhorias no planejamento, na comunicação de status e no rastreamento do fluxo de trabalho. Com um único clique do mouse, o novo Assistente de Planejamento de Edição agora possibilita que os operadores usem um modelo de produto existente para criar instantaneamente um novo plano de edição. A automação de plano pode criar automaticamente um plano baseado em modelo em um número de dias definidos antes da produção. Esses modelos diferem por dia da semana e, depois que um plano é criado, os usuários conseguem modificar o plano específico para ser ajustado conforme diferenças específicas.

Além disso, a funcionalidade de monitoramento e rastreamento a partir de uma única vista foi aprimorada. Novos indicadores visuais notificam um operador sobre uma ação que deverá ser tomada, como a aprovação de uma chapa. A capacidade de filtrar facilmente várias filas segundo critérios, como contagem de páginas, versão da página, status do trabalho ou intervalo de tempo, é outro benefício que permite que os usuários se concentrem de forma simples nos trabalhos mais importantes.

Finalmente, para atender ao crescimento na Internet, a funcionalidade de fan-out, que muda e dimensiona as separações segundo a posição na impressora, também teve uma atualização que permite um ajuste mais preciso das imagens.

Baseado na nuvem para uma continuidade garantida dos negócios

O Arkitex Production está disponível como uma solução no local ou baseada na nuvem. “Os serviços baseados na nuvem oferecem grandes benefícios”, diz Jeff Cord, gerente de produtos de software para jornais da Agfa. “As gráficas de jornais não precisam gastar tempo ou dinheiro em infraestrutura de TI, manutenção de servidor ou atualizações de software. Os sistemas são monitorados e otimizados 24 horas por dia, 7 dias por semana por funcionários de TI experientes e especialistas em fluxo de trabalho de jornais da Agfa.

Operações uniformes e padronizadas resultam em uma melhor qualidade de impressão, maior eficiência de processo com menos tempo de inatividade, estabilidade garantida do sistema e continuidade dos negócios. A propósito, a infraestrutura na nuvem da Agfa também hospeda todas as nossas soluções de software para hospitais em todo o mundo.”

Dedicado à impressão de jornais

“Mais do que nunca, um fluxo de trabalho otimizado, confiável e automatizado é absolutamente fundamental para que as instalações de impressão de jornais lidem com os desafios diários e mantenham sua posição competitiva”, afirma Rainer Kirschke, gerente do mercado de jornais da Agfa. “Temos o compromisso de dar suporte à indústria de impressão de jornais. O Arkitex Production v4.0 possui diversos recursos que aumentam a eficiência operacional e reduzem os custos.”