A Agfa e a TFL firmaram uma parceria estratégica. O acordo de cooperação tem foco no desenvolvimento de uma solução de impressão a jato de tinta para couros autênticos de alta qualidade destinados às indústrias da moda, de estofados, automotiva, aviação e náutica.

Alussa, como é chamada a solução de impressão a jato de tinta, é resultado da soma de numerosos componentes perfeitamente compatíveis. A Agfa desenvolve a impressora a jato de tinta, os cartuchos de tinta, bem como o software para gerenciamento e monitoramento do processo de impressão, enquanto que a TFL fornece a química de revestimento personalizada.

A Alussa permite à indústria coureira realizar acabamento em couro de alta qualidade de maneira a exibir o excelente desempenho exigido em termos de flexibilidade e resistência a arranhões. Esta é a primeira solução industrial de impressão a jato de tinta que permite couros acabados que resistam até 100.000 flexões. A produtividade chega a 80m² por hora.

A Alussa pode imprimir desenhos em branco ou coloridos com qualidade fotográfica, em diversos tipos de couro. Como esta é uma solução digital de impressão, torna-se ideal para a personalização de produtos de couro, atendendo assim a uma tendência global. Além disso, permite a criação de amostras e de grandes volumes.

De acordo com Tom Cloots, Diretor Industrial da Agfa para jato de tinta: “A impressão de imagens em couro usando a tecnologia de jato de tinta e obtenção do melhor desempenho em termos de flexibilidade e resistência a arranhões é um desafio complexo”. “A solução para impressão em couro Alussa incorpora a vasta experiência da Agfa no âmbito da tecnologia jato de tinta, fluxo de trabalho gráfico e gerenciamento de cores, com o profundo conhecimento da TFL em química de revestimento e técnicas de aplicação. Uma combinação do melhor de dois mundos para proporcionar uma sinergia perfeita entre couro e tinta.

”As tendências de moda estão mudando rapidamente e parece que a velocidade da mudança e o desejo por individualização está aumentando ano após ano. Este é um grande desafio e oportunidade para a indústria do couro. Assim, estamos muito empolgados com a parceria entre a Agfa e a TFL. Juntos podemos criar inúmeros efeitos de moda customizados, combinados com altas propriedades de flexão e desgaste, para atender às demandas que mudam rapidamente na indústria de moda atual”, enfatiza Markus Hess, Responsável Global de Marketing de Produto da TFL.