Depois de uma gestão marcada pela modernização e fortalecimento da imagem institucional da organização e o foco da sustentabilidade e produção limpa, Fabio Arruda Mortara entregou a presidência da Conlatingraf a Roberto Tapia Mac Donald, atual presidente da Asimpress - Chile - e líder gráfico nacional.

Durante a 80ª Assembleia Ordinária da Conlatingraf, que aconteceu em San José, Costa Rica, o presidente disse em seu discurso de despedida aos representantes dos países membros: "Ao finalizar hoje meu segundo mandato à frente da Conlatingraf, constato, sem dúvidas, a importância da ação conjunta de todos nós para a recuperação e revitalização de nossa entidade. Vencemos obstáculos, transcendemos as fronteiras e promovemos o entendimento em um cenário em que resgatar tais virtudes poderia parecer improvável".

Entres os marcos da presidência de Fabio Arruda Mortara, que ocorreu por dois períodos, destaca-se também a continuidade que se deu ao processo de estabilização financeira, a criação de um banco de dados atualizado sobre macroeconomia da indústria gráfica da América Latina e ao início do projeto de manual de produção limpa.

Roberto Tapia, presidente da Conlatingraf; Marco Vargas, Prêmio Benjamin Hurtado 2016 e César Aguilar, presidente de Asoingraf Costa Rica

Roberto Tapia, por sua vez, assumiu a presidência por um período de um ano, com o convite de repensar a filosofia da Confederação: "A Confederação está sólida. Está funcionando bem. Todos os pilares estão bem postos, mas temos que pensar na filosofia da Confederação", expressou durante seu discurso na Assembleia.

Dentro das atividades que serão levadas ao Chile estão a realização da 81ª Assembleia Ordinária da Conlatingraf no Chile, a qual marcará o rito de aniversário número 50 da organização, que foi fundada em 1967.

A Assembleia atual também contou com a participação do vice-ministro da Receita do país, Fernando Rodríguez, que abordou a realidade da fatura eletrônica na Costa Rica.

A reunião anual da Conlatingraf foi realizada no âmbito de diversas atividade organizadas pela Associação da Indústria Gráfica Costarriquense (Asoingraf), lideradas pelo seu presidente, César Aguilar Navarro e que incluiu a Expo Gráfica Latinoamérica (XIV Congresso da Indústria Gráfica e a XI Feira Centroamericana da Industria Gráfica), realizadas no Hotel Barceló Palacios da capital.

Prêmio Benjamín Hurtado 2016

Durante o encerramento da Expo Gráfica Latinoamérica, ocorreu a entrega do Prêmio Benjamín Hurtado, que nomeia a Conlatingraf e que destaca anualmente a contribuição que os empresários realizam para a indústria gráfica de seus respectivos países e da região.

Neste ano, o prêmio recaiu nas mãos de Marco Vargas Díaz, destacado servidor público e gráfico de vocação, fundador e gerente do Grupo Vargas, por sua "inestimável contribuição ao desenvolvimento da atividade da indústria gráfica na América Latina".

Em seu discurso de aceitação, Marco Vargas expressou: "Este reconhecimento, sendo justo, recebo em nome de toda a minha família, uma família dedicada às Artes Gráficas. Vargas, como é conhecida no setor gráfico e no mercado da Costa Rica, é uma empresa que nosso pai fundou há 74 anos".