A Durst, fabricante de tecnologia de impressão e produção digital, e a Koenig & Bauer, fabricante de impressoras mais antiga do mundo, nomearam Robert Stabler como diretor geral da nova joint venture, com nomeação efetiva em primeiro de agosto. Koenig & Bauer Durst GmbH foi fundada oficialmente no início de maio depois de receber a aprovação da administração a respeito das leis antimonopólio.

Robert Stabler cresceu no Reino Unido e tem experiência global nas companhias tecnológicas em artes gráficas e gestão de documentos. Antes de unir-se à Koenig & Bauer Durst, foi vice-presidente Sênior do Negócio de Alimentação Contínua da Xerox, com sede em Rochester, Nova York. Antes disso, também desempenhou funções executivas na HP e Agfa.

Atualmente, estão em curso as operações comerciais para o desenvolvimento conjunto e comercialização dos sistemas de impressão digital de passada única para o setor de cartão dobrável e papelão ondulado. Koenig & Bauer Durst terá sede em seu domicílio social em Würzburg, Baviera, Alemanha, e vai cooperar estritamente com a rede global de ambas as companhias mães. Inicialmente, o portfólio da empresa constará das máquinas Koenig & Bauer CorruJET 170 e Durst SPC 130, incluindo todos os serviços associados e o negócio de tinta, assim como o desenvolvimento da máquina VariJET 106.

“Estou realmente entusiasmado de assumir este novo desafio nos mercados de embalagem de papelão ondulado e cartão dobrável”, disse Stabler. “Os dois mercados estão maduros para a transformação digital, com tempos de execução decrescentes nos dois segmentos e marcas que demandam soluções excelentes, rentáveis, rápidas e possibilidade de versões. Somaremos todas as competências de Durst e Koenig & Bauer para oferecer as melhores soluções. Durst com sua experiência em imagem digital, sistemas de produção, tintas e interação de software, e a Koenig & Bauer com seus conhecimentos mecânicos, processos de grande volume, engenharia, tecnologia de papel e, claro, a grande experiência em marketing das duas equipes”.

Christoph Gamper, CEO do Durst Group, disse: “Damos as boas-vindas ao Robert Stabler, que tem um currículo impressionante, é um líder inspirador e experimentou a direção proativa da gestão de mudanças, além de ter uma experiência substancial no desenvolvimento de novos mercados. A equipe que criaremos para a joint venture fornecerá as soluções necessárias a aqueles mercados em que as linhas de produção digital oferecem grandes oportunidades nos setores de cartão dobrável e papelão ondulado”.

Claus Bolza-Schünemann, CEO da Koenig & Bauer AG, comentou: “Este é o começo de algo muito especial no setor de impressão e embalagem. Estamos incrivelmente entusiasmados pelas oportunidades que temos diante de nós e confiamos em poder formar uma excelente equipe liderada por Robert Stabler. Combinaremos nossas diferentes tecnologias e experiências no mercado para oferecer produtos de vanguarda e soluções otimizadas para nossos clientes, incluindo um serviço e assistência técnica impecáveis”.