O Times of India, o maior jornal diário de língua inglesa da Índia, escolheu a EAE Engineering Automation Electronics para a modernização de uma impressora de jornal que fica em seu centro de impressão em Sahibabad, nos arredores de Nova Deli. Esse novo projeto de modernização representa o maior pedido direto feito à EAE até o momento por este país.

O Times of India tem atualmente circulação de mais de 3 milhões de cópias por dia. A empresa de jornal opera em 13 centros de impressão em todo o país. Na planta próxima a Nova Deli, a produção do jornal é feita por quatro impressoras rotativas. Como parte de sua linha de produtos estão ainda o Times of India e o Navbharat Times, ambos com publicação diária, além de outros títulos que atendem Nova Deli Delhi e arredores.

A empresa estava pensando em modernizar sua impressora que operava em Sahibabad e apresentava sinais de envelhecimento há algum tempo. A situação se tornou mais premente quando defeitos técnicos e interrupções na produção começaram a ser frequentes e vários de seus componentes eletrônicos de controle saíram de linha, o que tornava cada vez mais difícil conseguir as peças necessárias para a reposição. Depois de sondar a fundo as opções disponíveis, a empresa de jornal optou pela EAE. Os especialistas da EAE colocarão o que há de mais moderno na rotativa, que possui cinco torres de quatro corpos, uma dobradeira e oito porta-bobinas.

Produção estável para a próxima década

A EAE fará a troca de todos os controles de acionamento e da impressora, de todas as unidades mais importantes e do sistema de malha Interbus. O sistema PECOM existente será substituído pela moderna solução da EAE além de um planejamento de produção de impressão da EAE e sistema de pré-ajuste. Três painéis de controle que fazem parte da mais nova geração da EAE Desk 7 substituirão os painéis de controle de impressão PECOM. A modernização garantirá que a rotativa tenha uma produção estável e uma utilização máxima nos próximos dez anos.

"Optamos pela EAE, ou melhor, pela QIPC-EAE da Índia, por ser um fornecedor com enorme experiência em modernização de impressoras. A solução por eles oferecida está muito mais voltada para os padrões e baseada em um hardware que está disponível no mercado. A decisão de equipar a impressora com a tecnologia mais avançada em termos de controle, acionamento e pré-ajuste vai nos trazer não só uma maior taxa de utilização, mas também um salto na produtividade," diz Snehasis Roy, diretor técnico do Times of India. "O que também nos convenceu foi o fato de a EAE ter se apresentado desde o início como um parceiro interessado em uma colaboração a longo prazo e local conosco e que traria uma estratégia flexível para as nossas necessidades específicas."

Um pedido de extrema importância para o mercado indiano

Para a realização dos trabalhos de modernização optou-se por um procedimento um tanto incomum. A EAE de Ahrensburg (Alemanha) cuidará do planejamento, desenvolvimento de software e coordenação relacionada ao projeto, já a execução operacional em campo deverá ficar a cargo da QIPC-EAE Índia. A subsidiária indiana da QIPC fornecerá o hardware necessário do mercado local e fará a pré-montagem básica, testes e a instalação. A QIPC-EAE Índia fornecerá ainda serviços primários, suporte e instalação de um depósito de peças de reposição.

"Estamos felizes que o Times of India depositou sua confiança na competência da EAE e juntou-se a nós para realizar esta modernização e trazer soluções baseadas em padrões," comenta Vijay Pandya, diretor geral e CEO da QIPC-EAE Índia. "Esse importante pedido nos ajudará a demonstrar nossa capacidade de modernização a todo o mercado de jornais indiano. Isso também é mais uma prova de que a cooperação perfeita entre a QIPC e a EAE está atuante em um contexto global."

Menno Jansen, presidente da EAE, expressou sua gratidão a Mohit Jain, presidente executivo da cadeia de suprimentos do grupo Times durante sua visita à sede da EAE em Ahrensburg, Alemanha. Graças ao engenhoso conceito de modernização da EAE, todas as modificações que forem feitas à impressora rotativa de jornais serão feitas em meio a sua produção normal, que não a afetará. Os preparativos por parte da EAE terão início de junho de 2017; o atual plano de modernização a ser feita em Sahibabad está programado para acontecer entre fevereiro e julho de 2018.

A QIPC é presença confirmada na ExpoPrint Latin America, maior evento de impressão das Américas, e ocorre de 20 a 24 de março de 2018, no Expo Center Norte, em São Paulo. Cadastre-se para visitar em: www.expoprint.com.br/pt/visitar/cadastro.