Na ExpoPrint & ConverFlexo 2026, a GSE demonstrará como seus fluxos de trabalho automatizados e digitalizados para tintas incorporam eficiência, sustentabilidade, tomada de decisão orientada por dados e padronização da qualidade de cor nas operações de impressão de embalagens e rótulos (estande 060 Av. K, Rua 18, Expo Center Norte, São Paulo, 24–28 de março de 2026).
Expondo no Brasil em conjunto com seu distribuidor local, a RLG, a GSE apresentará seus programas de sistemas modulares de dosagem de tintas e soluções de software para gestão de tintas, desenvolvidos para automatizar o manuseio de tintas, reduzir desperdícios e apoiar a conformidade em cadeias de suprimentos de bens embalados cada vez mais reguladas e dinâmicas.
Dosadores de tinta Colorsat para fluxos de cor sustentáveis e confiáveis
Os sistemas gravimétricos de dosagem de tintas Colorsat, controlados por software, da GSE — para tintas flexográficas, de rotogravura e serigráficas — misturam e dosam cores precisas sob demanda, de acordo com formulações adaptadas às condições de cada trabalho. Isso garante qualidade de cor repetível, redução de desperdícios e do impacto ambiental, além de tempos de acerto (setup) mais curtos. O consumo de tinta pode ser reduzido em até 30%.
Ao minimizar a intervenção manual, os dosadores Colorsat contribuem para a conformidade com normas de segurança alimentar no manuseio de tintas. Entre os destaques do estande estão o dosador Colorsat Compact, um sistema de alta produtividade para aplicações em papel, papelão e embalagens flexíveis, e o dosador manual Formula Checkweigh System (FCS), indicado para usos menos frequentes.
O sistema FCS calcula e ajusta receitas de tinta para o tamanho de lote necessário, guiando os operadores passo a passo por um processo controlado de pesagem de alta precisão.
A GSE também demonstrará como um aplicativo de realidade aumentada (AR) facilita mais do que nunca a visualização da integração da logística de tintas. No showroom virtual da GSE, os visitantes podem explorar como os dosadores e o software se integram perfeitamente a um fluxo de trabalho de tintas fluido e eficiente.
Usando um tablet, a ferramenta de AR permite posicionar, girar, dimensionar e até “ver por dentro” dos equipamentos, ajudando equipes inteiras a compreender fluxos de trabalho complexos e a projetar a configuração ideal para seu próprio ambiente produtivo.
Design modular para integração fluida e investimento incremental
Os dosadores de tinta Colorsat da GSE são personalizados de acordo com o nível de produção dos convertedores, os requisitos do conjunto de tintas ou a disponibilidade de espaço, graças ao seu design modular. Os sistemas de dosagem são construídos a partir de componentes padronizados, como estruturas, bombas e válvulas, que podem ser configurados, expandidos ou atualizados conforme as necessidades evoluem.
Como resultado, os sistemas Colorsat permitem uma disposição flexível de componentes como tambores, IBCs ou tanques fixos, manutenção econômica e a possibilidade de investimento incremental alinhado às mudanças nas demandas operacionais. Por exemplo, os sistemas de dosagem podem ser complementados com transportadores automatizados e estações dedicadas de pesagem de retorno de tinta, que agilizam a movimentação e minimizam o risco de gargalos em ambientes de alta produtividade.
Software GSE Ink manager para decisões orientadas por dados
Completando o ecossistema de gestão de tintas está o conjunto de software GSE Ink manager (Gim), que impulsiona a digitalização dos processos relacionados a tintas e fornece o controle necessário para um fluxo de trabalho eficiente e contínuo. Projetado em torno da natureza não linear da produção de cores especiais (spot colors), o software inclui módulos opcionais para compras automatizadas, controle de estoque, correção e criação de formulações de tinta, reutilização de sobras de impressão, rastreabilidade de lotes e relatórios.
Todos os dosadores de tinta Colorsat vêm com uma versão padrão do GSE Ink manager que automatiza a preparação de fórmulas. Módulos opcionais adicionais podem ser especificados de acordo com as necessidades do negócio. Os benefícios operacionais incluem processos mais rápidos, menor carga administrativa, redução de desperdícios, maior conformidade com normas de segurança e melhor aproveitamento do talento dos colaboradores. Além disso, graças à capacidade de integração com sistemas ERP ou MIS existentes, o GSE Ink manager permite a coleta, o compartilhamento e a análise de dados de tintas em toda a organização, superando barreiras funcionais e fortalecendo a tomada de decisões estratégicas. Diversos grandes impressores de embalagens no Brasil já implementaram com sucesso interfaces entre o GSE Ink manager e seus sistemas ERP, como o SAP.
Maarten Hummelen, diretor de marketing da GSE, comenta: “No ambiente atual, dinâmico, de rótulos e embalagens, erros, gargalos e baixa visibilidade de dados nos fluxos de tinta são obstáculos onerosos para a consistência da qualidade de cor e a resiliência operacional. Ao combinar dosagem automatizada de tintas com software digitalizado, os convertedores podem eliminar variações, acelerar tempos de resposta e transformar os dados de tinta em uma vantagem estratégica em uma cadeia de valor cada vez mais regulada, orientada pela sustentabilidade e altamente competitiva.”
Para agendar uma consulta com um representante da GSE no estande RLG / GSE durante a ExpoPrint, entre em contato com José Assini pelo e-mail e-mail j.assini@gsedispensing.com.
¡Revolución de su Negocio está aquí!



