Globalmente, a demanda pro produtos ecologicamente otimizados está crescendo. Os proprietários de marcas intensificam esforços para otimizar seus produtos, embalagens e demais impressos em relação à sustentabilidade. Para documentar as habilidades de proteção ao meio ambiente, um número crescente de produtos impressos vem sendo certificados com selos ecológicos de organizações governamentais e não governamentais.

Alguns rótulos ecológicos exigem a renúncia ao uso de determinadas substâncias em seus processos de produção. Os compostos de cobalto, que promovem como catalisador a secagem oxidava de tintas de impressão, são frequentemente considerados um dos fatores mais críticos no impedimento de um prêmio.

Ciente disso, o hubergroup foi um dos primeiros fabricantes a desenvolver um sistema de secantes livres de cobalto para tintas com secagem oxidava para produção offset em impressoras com alimentação por folha. Essas tintas sem cobalto foram fornecidas inicialmente como alternativa, e observou-se que as suas características, padrões de cores e a capacidade de impressão permanecem inalteradas.

Mais do que isso, devido ao menor aumento na temperatura da pilha durante a fase de secagem oxidava, o desempenho do novo sistema de secantes livres de cobalto mostrou-se mais eficiente, apresentando clara otimização em relação à cinética de secagem. As propriedades de fricção e carbonização ficaram melhores. Há mais de três anos em uso, cada aplicação confirmou o sucesso das tintas hubergroup livres de cobalto.

Neste ano, devido ao resultados altamente positivos observado ao longo desse período, a produção paralela de ambos os sistemas secativos está sendo interrompida. Todas as tintas hubergoup de impressão offset plana passam, a partir de agora, a ser fornecidas apenas com formulações livres de cobalto.

Desta forma, o hubergroup cumpre sua responsabilidade corporativa, como fabricante de tintas de impressão, fortalecendo o desenvolvimento de produtos impressos sustentáveis e promovendo suas certificações com qualquer um dos selos ecológicos. A hubergroup estará na ExpoPrint Latin America 2018, maior evento de impressão das Américas, de 20 a 24 de março de 2018, em São Paulo. Cadastre-se agora para visitar a feira em: www.expoprint.com.br/visite.