A Hybrid Software anunciou o lançamento do PackZ 4.0, nova versão da suíte de aplicativos para edição de arquivos PDF para o segmento de rótulos e embalagens que, além de otimizações de interface (que está mais intuitiva e traz reestilização de ícones e reorganização de menus) incorpora a nova ferramenta Pallet Dock, a qual permite ao operador ancorar suas palhetas de trabalho em um espaço definido para melhor organização de seu desktop e acesso mais fácil e rápido aos recursos mais utilizados.

Outra novidade é a ferramenta Swatches, introduzida na versão 4.0, que permite organizar em uma única janela todas as cores usadas no arquivo que está sendo trabalhado, facilitando assim a seleção e edição dessas cores. Além disso, essa palheta de cores pode ser salva em arquivo e exportada para uso por parte de outros operadores, bem como renomeada para facilitar a localização por parte do usuário.

Através da nova ferramenta Cotas, o PackZ 4.0 permite adicionar cotas em objetos ou desenhar planos mecânicos – ideais para embalagens flexíveis. As dimensões do layout são criadas em um layer compatível com as especificações PDF e permanecem editáveis durante todo o processo.

Já Staggered Cutting permite desenhar uma linha de corte que auxilia na montagem de clichês para casos de imposições deslocadas, algo muito comum em impressão em banda larga.

Usuários também possuem agora a possibilidade de saída para Rotogravura com conexão a gravadoras Ohio, que gera arquivos com distorções diferentes (quando necessário) para cada cor, solução única no mercado.

Conexão com outros sistemas

Agora, com o PackZ 4.0, é possível trabalhar com variáveis diretamente no ambiente de produção do aplicativo. Esse novo recurso permite ao PackZ se conectar a banco de dados ou arquivos XML, usar Javascripts e Python Scripts para executar diferentes funções, interligando diretamente o aplicativo aos sistemas de ordem de serviço.

Ferramentas para controle de qualidade dos layouts também foram otimizadas. De modo mais rápido e intuitivo, os usuários podem gerenciar e monitorar a qualidade de recursos como trapping, sangria (mesmo em imagens), corte, e realizar edição de sombreamentos gerados no Adobe Illustrator.

“Basicamente, o PackZ 4.0 traz duas principais frentes de aprimoramentos: uma, que otimiza ferramentas já existentes e coloca nas mãos dos usuários novas possibilidades de controle de processos para assegurar a qualidade dos trabalhos; e outra, que incorpora novos recursos para ampliar as opções de trabalho e facilitar as tarefas, como a nova janela Swatches e o recurso incorporado para uso de dados variáveis”, disse Heysler Hey, gerente de desenvolvimento de mercado da Hybrid Software no Brasil.