Um desafio comum aos fabricantes de latas é imprimir designs especiais, individualizando cada uma das embalagens, por conta de custos elevados e grandes dificuldades técnicas.

Pensando nisso, a Brasilata Labs, HP Indigo e ACTEGA lançaram em conjunto a inovadora tecnologia INNOCAN™ que traz a impressão offset digital, uma solução de alto rendimento e alta qualidade, para tiragens a custo competitivo de até 3000 folha-de-flandres.

Digital nas latas

A tecnologia torna a impressão digital offset de alta velocidade uma realidade para a indústria de fabricação de latas e vai beneficiar, além de grandes marcas, os pequenos e médios empreendedores que trabalham com volumes menores de latas, pois designs personalizados são cada vez mais exigidos pelos clientes.

Gabriel Zaragüeta, CEO da Brasilata Labs, explica que o esforço colaborativo das três empresas para desenvolver essa nova tecnologia vai aquecer o mercado de embalagem de latas. “Até agora, essas capacidades só podiam ser encontradas na indústria de papel e etiquetas”, disse Gabriel Zaragüeta.

“Estamos orgulhosos de nossa cooperação com grandes empresas como ACTEGA e HP Indigo, e vemos um futuro brilhante e promissor para o INNOCAN™. Essa é a tecnologia que a indústria busca há muito tempo e apresenta uma maneira mais enxuta, limpa e melhor de imprimir em latas”, acrescentou o CEO da Brasilata Labs.

“Cada lata é única e impressionante, graças à sua impressão digital de qualidade offset em filme laminado. Este novo desenvolvimento é outro exemplo da inovação centrada no cliente da ACTEGA”, disse Wilfried Lassek, vice-presidente sênior de embalagens de metal da ACTEGA.

“Estamos muito satisfeitos em trazer nossa tecnologia de impressão digital líder de mercado para outro domínio, abrindo novas oportunidades de negócios na fabricação de latas, com produção just-in-time e estoque zero”, disse Gidi Amir, estrategista de inovação e propriedade intelectual da HP Indigo.

A tecnologia INNOCAN™:

O método proprietário e com patente funciona em latas de 3 peças, como aerossol, alimentos e linha geral, enquanto atende aos padrões de proteção e migração de material de decoração defendidos pela indústria. Para até 60.000 latas de 1 litro (3000 folhas) esse método inovador e sustentável permite redução nos custos de impressão, segundo a Brasilata. Para mais de 60.000 latas, a diferença de custo é insignificante, enquanto a qualidade de imagem INNOCAN™ é mais nítida e a tecnologia offset digital cria impressão ornamentada com uma variedade de opções de acabamento disponíveis. A tinta de impressão da HP Indigo é compatível com alimentos e compatível com várias latas e aplicações: latas soldadas ou dobradas, latas expandidas e latas de aerossol.

O processo do INNOCAN™ inclui preparar a folha de metal com os revestimentos especiais da Actega, imprimir com uma HP Indigo em um substrato polimérico e aplicá-lo ao metal utilizando um equipamento especial desenvolvido pela Brasilata Labs:

 

1. Preparando a chapa para o Innocan™:

Preparar o substrato metálico com revestimentos especificamente desenvolvidos em parceria com a ACTEGA do Brasil. São revestimentos dupla cura facilmente aplicáveis no mesmo processo que a indústria já utiliza.

 

2. Impressão com impressora offset digital HP Indigo em substrato polimérico:

São utilizados equipamentos série 3 ou série 4 que imprimem de bobina a bobina em um substrato específico homologado pela HP.

 

3. Adesão da bobina à chapa metálica:

A Brasilata Labs desenvolveu um equipamento especial, de baixo custo, que permite a adesão do filme ao metal e garante uma adesão perfeita e um resultado compatível com o offset convencional.