Para avançar ainda mais no desenvolvimento de soluções de impressão digital e gerar valor agregado aos clientes que atuam na impressão de embalagens (papelcartão), cartuchos e caixas corrugadas, a Koenig & Bauer AG e a Durst Pho-totechnik AG de Brixen/Itália concordaram em reunir seus know-hows e pontos fortes em uma joint venture.

Para selar o compromisso de transformar o mercado de impressão digital, uma carta de intenções foi assinada por ambas as empresas que se comprometem a dividir as responsabilidades. A joint venture terá sede na Alemanha e está sujeita a aprovação do controle de fusão.

A parceria terá a responsabilidade pelo desenvolvimento, integração, fabricação e distribuição mundial de impressoras digitais de impressão base água para embalagens (papelcartão), cartuchos e caixas corrugadas. O negócio de tinta e serviços, relacionados às impressoras vendidas em conjunto, por meio das redes globais das duas empresas, também deve ser tratado pela joint venture.

O passo inicial dessa fusão será a fabricação da impressora VariJET. A previsão é que o equipamento seja lançado na Drupa 2020. “Estamos ansiosos para apresentar inovações conjuntas e desenvolvimentos futuros em tecnologia de impressão digital. A joint venture é orientada para o futuro sempre com foco no valor agregado que será oferecido aos clientes”, informa Claus Bolza-Schünemann, CEO da Koenig & Bauer AG.

Ainda na opinião do CEO, com o rico know-how já existente, aliada à extensa experiência em jato de tinta e soluções de alta qualidade, a Durst Phototechnik AG é a parceira ideal da Koenig & Bauer. “Como pioneiros em impressão digital, a empresa desenvolve aplicações de jato de tinta há 25 anos e é muito bem sucedida em impressão digital em cerâmica, tecidos, embalagens”, acrescenta.

Na visão do CEO da Durst Phototechnik AG, Christoph Gamper, a parceria com a Koenig & Bauer abre novas perspectivas. “Combinando nossas tecnologias, estamos em uma posição ideal para desenvolver e oferecer linhas de produção totalmente automatizadas. Juntos, vamos contribuir com a transformação digital”, avalia.