À medida que as expectativas dos clientes aumentam, os profissionais da indústria gráfica não podem mais ignorar a importância da sustentabilidade e, mais especificamente, da neutralidade de carbono em todos os seus processos de produção. Mas isso não é apenas uma tendência impulsionada pelo mercado – é uma necessidade também devido às regulamentações. A redução de carbono e a neutralidade de carbono são elementos centrais da verdadeira sustentabilidade, e as diretrizes estão cada vez mais exigentes.
Em um mundo onde o termo greenwashing infelizmente ainda é relevante, vamos examinar os equívocos e as soluções reais, bem como a forma como um desenvolvedor de software de impressão pode ajudar nessa transição.
Por que a redução de CO? é tão importante?
O valor das emissões de CO? é utilizado porque é um padrão amplamente aceito para medir o impacto ambiental em todos os setores. Ele captura as emissões de gases de efeito estufa ao longo da produção e, nos melhores casos, ao longo de todo o ciclo de vida de um produto. Portanto, é um fator fundamental a ser considerado quando se fala em sustentabilidade e também no cumprimento de regulamentações.
Em 2023, um relatório da Carbon Trust revelou que 67% dos consumidores queriam saber a pegada de carbono dos produtos que compravam e 59% estavam mais propensos a comprar de empresas que fossem transparentes sobre suas emissões (Carbon Trust, 2023). Essas expectativas se estendem também ao setor B2B, com empresas buscando fornecedores confiáveis e verificados.
De acordo com o relatório "2025 State of Print Production" da GelatoConnect, produzir bens personalizados e sob demanda, em vez de produção em massa, não apenas reduz o desperdício, mas também atende à demanda do consumidor. Portanto, a GelatoConnect afirma que 2025 é o ano em que a indústria gráfica priorizará a sustentabilidade.
O surgimento da economia criativa, aliado ao crescimento explosivo do comércio eletrônico e da produção sob demanda, está remodelando o futuro da impressão. Os dias de superprodução estão rapidamente se tornando exceções, e termos como "just-in-time" e "apenas o necessário" são aqueles que precisamos adotar.
Os vencedores na indústria gráfica irão abraçar a tecnologia desde a integração do comércio eletrônico até a automação para desbloquear novas oportunidades de receita e crescimento a longo prazo. (2025 State of Print Production, GelatoConnect)
O poder dos substratos
A reciclagem é importante. No entanto, alguns materiais, como o PVC utilizado na impressão de grande formato, são difíceis de reciclar, especialmente se forem colados, impressos ou tiverem acabamentos como a laminação. Nesses casos, a chave está na prevenção. Mas tenha em atenção: “ecológico” é um termo muito utilizado. Se possível, analise sempre os componentes ou mesmo o processo de fabrico do próprio substrato. Todo o ciclo de vida do material é importante se você deseja produzir produtos sustentáveis e recicláveis.
Embora a compensação de carbono seja útil, melhor mesmo é reduzir as emissões, concentrando-se numa fabricação mais sustentável, por exemplo, usando menos energia para a produção, materiais reutilizáveis e facilmente descartáveis e tintas mais ecológicas.
O poder do agrupamento e encaixe inteligentes
Uma das medidas mais óbvias a tomar é usar menos substrato ou usar o substrato existente de forma mais eficiente. Com o uso de um software de automação, o agrupamento e o encaixe tornam-se mais fáceis e rápidos. O layout mais eficiente é gerado automaticamente, de modo que ninguém precisa determinar manualmente a melhor disposição. Isso aumenta a rentabilidade, maximizando a eficiência do substrato, minimizando o desperdício e otimizando o processo de acabamento.
Atualmente, a etiquetagem automática com códigos de barras ou códigos QR está disponível para tornar o rastreamento e a classificação de trabalhos também contínuos e eficientes.
Como a maioria dos produtores de impressão pode atender às necessidades gerais de um cliente, a sustentabilidade durante a fabricação pode ser um fator diferenciador importante. Ela garante a competitividade. O software de automação pode ajudar as empresas de impressão a reduzir o uso de materiais, economizando tinta e produtos químicos e, ao mesmo tempo, alcançando a qualidade esperada. Assim, os custos de produção e a energia são reduzidos.
Cada trabalho é diferente, cada operação é diferente. Não existe uma solução pronta para uso que possa resolver todos os desafios de uma gráfica. E é aqui que as soluções modulares entram em ação. Explore seu software existente para ver o que você pode alcançar com o agrupamento inteligente ou dê uma olhada nas possíveis atualizações.
O poder das pessoas e da cultura
Em primeiro lugar, todos os envolvidos na produção devem compreender plenamente o objetivo e saber como utilizar as ferramentas fornecidas. Além da educação, é muito importante garantir que os funcionários e colegas realmente desejem tomar medidas para alcançar uma produção neutra em carbono. A legislação e as políticas já exigem um certo nível de sustentabilidade, como cotas de emissão de gases de efeito estufa ou a obrigação de EPR (Responsabilidade Estendida do Produtor) – todas elas exigem o envolvimento da equipe.
No final, bons números só podem ser alcançados, auditados e aprovados se todos na empresa forem confiáveis e considerarem essas diretrizes como regras para a produção diária. E tenha em mente que a responsabilidade e a comunicação sobre esses assuntos devem ser claras e transparentes.
Os benefícios da sustentabilidade
Além das diretrizes mencionadas anteriormente, uma produção mais sustentável não deve ser considerada um fardo. Ela traz benefícios significativos para as gráficas:
- Minimização do desperdício de material por meio do agrupamento inteligente, da combinação e do processamento em lote de trabalhos; verificações automatizadas de arquivos para reduzir erros e, consequentemente, repetições; e otimização do uso de tinta.
- Consumo de energia mais eficiente graças a fluxos de trabalho simplificados que diminuem o tempo de inatividade das máquinas e evitam partidas e paradas desnecessárias.
- Tomada de decisões sustentáveis com dados e análises em tempo real sobre o consumo de tinta e substrato, bem como outras métricas de sustentabilidade.
- Os processos digitais podem substituir os ciclos de provas impressas e eliminar a necessidade de transporte físico dos arquivos de prova.
- A economia de custos com o rastreamento e a triagem de resíduos ajuda a gerenciar e reciclar os resíduos de produção de forma mais eficaz. Isso permite identificar erros comuns e evitar desperdícios futuros.
- Imagem da marca – se uma empresa pode comprovar suas alegações com resultados quantificáveis, ela constrói confiança e fortalece a reputação da marca. O greenwashing definitivamente é algo a ser evitado; os danos à reputação podem ser maiores do que se imagina!
- Fidelidade do cliente – clientes conscientes permanecerão fiéis a fornecedores que demonstrem um compromisso significativo com a sustentabilidade.
- Conformidade, transparência e confiança não são benéficas apenas do ponto de vista das vendas – se uma empresa consegue se adaptar de forma lenta, mas segura, às regulamentações, não preciso dizer que isso representará uma grande economia no futuro. Dados verificados podem ser usados em licitações e relatórios ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) para ajudar a garantir a conformidade com regulamentações cada vez mais rigorosas.
Os produtores devem considerar não apenas a sustentabilidade de seus processos de produção, mas também a de suas instalações e a reciclabilidade do produto ao final de sua vida útil. Esses são outros aspectos da sustentabilidade que precisam ser considerados.
O poder da OneVision
Os benefícios do nosso software de automação são inequívocos. Em primeiro lugar, filtrar arquivos problemáticos antes da impressão reduz a necessidade de reimpressões e evita etapas de processamento desnecessárias. Além disso, o agrupamento inteligente de trabalhos, o encaixe e o agrupamento ajudam a economizar material. O software OneVision também economiza tinta durante a impressão, mantendo a qualidade necessária e reduzindo o esforço de reciclagem do substrato de papel.
O software de automação otimiza todas as etapas do processo de produção de impressão, transformando a sustentabilidade ambiental de uma tarefa manual e reativa em uma estratégia integrada e proativa. Ele não apenas reduz diretamente a pegada de carbono, mas também capacita as gráficas a medir, monitorar e compensar seu impacto ambiental – um passo crítico para a verdadeira neutralidade de carbono. Pequenos passos podem levar a uma vitória maior – não apenas na produção, mas também na vida cotidiana.
Mais informações sobre as soluções de automação da OneVision Software podem ser encontradas no site www.onevision.com
Fontes
- Como o agrupamento inteligente de tarefas reduz custos e desperdícios – Impresses de impressão
- Não mais opcional: o que os PSPs precisam saber sobre sustentabilidade para permanecerem em conformidade e competitivos – Impresses de impressão
- Uma visão revisada da sustentabilidade na impressão em grande formato – Printing Connect Online
- Transparência de carbono: o novo superpoder na fabricação – Printing Connect Online
- Estado da produção de impressão em 2025 – GelatoConnect
¡Revolución de su Negocio está aquí!



