A Heidelberg apresentou seu mais recente lançamento mundial: a nova Speedmaster CX 104, ao vivo, em uma feira em Beijing, e também online, em seu evento digital simultâneo, It’s Showtime!. Apenas um ano após revelar a geração drupa 2020 de impressoras, a Heidelberg apresenta a próxima inovação de produto em seu principal negócio de impressão offset plana.

Com a nova Speedmaster CX 104, a Heidelberg busca ampliar sua posição, em expansão, no segmento de embalagens e atender à crescente demanda por sistemas de impressão flexíveis com soluções e opções de automação na área comercial. A nova impressora de formato 104 oferece aos clientes de impressão comercial, de embalagens e de etiquetas, acesso à mais moderna tecnologia de impressão offset plana da Heidelberg com uma excelente relação custo-benefício.

Ao selecionar versões de equipamentos, estes clientes se beneficiam da escalabilidade do sistema, que se expande até a funcionalidade Push to Stop, e das configurações customizadas com até 15 unidades de impressão/verniz.

"A Heidelberg está investindo no futuro da indústria gráfica. Com a nova e inteligente Speedmaster CX 104, estamos tornando nossos clientes e a própria Heidelberg muito mais competitivos", diz o CEO Rainer Hundsdörfer. "Desenvolvemos a impressora para um largo espectro de clientes e uma ampla gama de aplicações para atender ao vasto potencial do mercado". Com nossa nova impressora universal, no formato 70 x 100, a Heidelberg está disponibilizando a mais moderna tecnologia offset plana para um grande número de gráficas em todo o mundo", acrescenta.

A Heidelberg é presença confirmada na ExpoPrint & ConverExpo Latin America 2022, maior evento de impressão das Américas. Faça agora a sua inscrição antecipada e gratuita para visitar a feira em: www.expoprint.com.br/visitar.

Exclusiva filosofia de operação com sistemas auxiliares inteligentes de série

A Speedmaster CX 104 oferece um novo design ergonômico com acessibilidade e oferece uma filosofia operacional inteiramente nova (Heidelberg UX), em conjunto com toda uma série de sistemas auxiliares incluídos de série. Isso proporciona o melhor respaldo possível aos operadores na estação de controle Prinect Press Center XL 3 e na própria impressora. Para garantir que os tempos de acerto sejam sempre breves, o sistema patenteado Intellistart 3 determina automaticamente os processos de acerto necessários para os serviços a serem produzidos. Isso implica em monitoramento contínuo do status da impressora e sua comparação com os próximos trabalhos.

O Intellistart 3 inicia o processo de acerto e o executa automaticamente. O Intelliguide e o Intelliline, elementos LED codificados por cores nas unidades de impressão e verniz, informam aos operadores, a todo momento, o status operacional da impressora e indicam qualquer intervenção manual que seja necessária. O novo software Intellirun leva a navegação do operador além do processo de acerto, fornecendo uma pré-visualização de vários trabalhos programados. Isso dá aos operadores, informações priorizadas de acordo com a situação, o que os ajuda a evitar paradas desnecessárias através da tomada de medidas imediatas.

Há também uma série de sistemas auxiliares baseados em inteligência artificial, tais como o Wash Assistant e o Color Assistant Pro. Esses sistemas permitem uma operação do começo ao fim, de forma intuitiva e simples, garantem processos estáveis que podem ser controlados com precisão e aumentam o desempenho graças a tempos reduzidos de acerto, menos desperdício e menor consumo de energia. Vários sistemas de medição de cor Prinect também proporcionam ótima estabilidade de cor, reproduzível com o mínimo de desperdício. Em suma, isto significa que a Heidelberg oferece um portfólio de soluções integradas para o crescente nível de industrialização global em gráficas pequenas e médias.

Nova unidade de verniz: acabamento de alta qualidade, eficiente e flexível

Um dos destaques da Speedmaster CX 104 é sua nova unidade de verniz. Ela se baseia na tecnologia XL, que concentra o foco em uma operação simplificada, um acerto mais rápido e uma melhora ainda maior na qualidade de aplicação de verniz.

A acessibilidade foi otimizada, graças à organização dos elementos-chave. Um peso 30% menor do rolo anilox torna o processo de troca mais ergonômico e muito mais rápido. Uma economia de tempo de até 75%, baseada na operação com uma só pessoa, já foi confirmada em condições reais por clientes na fase piloto. O novo cilindro de blanqueta de verniz facilita a troca de chapas de verniz, tornando a troca até 25 por cento mais rápida. Um sistema combinado de fixação de blanquetas e chapas de verniz maximiza o número de aplicações possíveis. O acoplamento de uma nova unidade de rolamento compacta e um novo conceito de câmara de verniz garante uma aplicação homogênea, mesmo nas velocidades mais altas.

A Speedmaster CX 104 é a primeira impressora a utilizar, de série, os novos cilindros de reticulados "pulse laser process" (PLP), fabricados pela Heidelberg. Esse processo patenteado com pulsos de laser orientados permite uma gravação particularmente suave, o que resulta em superfícies de verniz homogêneas e, portanto, altos níveis de brilho uniforme. Essas vantagens se consolidam com os vernizes UV e na utilização de um rolo anilox helicoidal com o novo sistema de câmara pressurizada de verniz. A pressão consistente na câmara suprime a formação de espuma, impedindo a formação de bolhas de ar no verniz. Mesmo em velocidades máximas de impressão, excelentes resultados de brilho e efeitos podem ser alcançados em condições estáveis de produção. Todas as funções podem ser intuitivamente operadas na própria unidade de verniz e muitas funções também podem ser controladas eficientemente e ajustadas remotamente a partir do Press Center XL 3.

Inovações na unidade de tinta/molha aumentam a versatilidade

A unidade de tinta/molha na nova Speedmaster CX 104 é orientada para uma ótima qualidade e produtividade. Funções adicionais também estão disponíveis para clientes que procuram aumentar ainda mais o desempenho da unidade de tinta/molha, especialmente na impressão UV. Por exemplo, a extração integrada de nuvem de tinta reduz as emissões na sala de impressão, especialmente em altas velocidades de impressão. Um agitador automático de tinta garante alta qualidade de impressão ao manter a viscosidade da tinta UV constante. Um fornecimento adicional de solução de lavagem está disponível como opcional para operação mista com tintas convencionais e UV.

A mudança entre a operação UV e convencional resulta na utilização totalmente automática da solução de lavagem correta, o que torna o processo de lavagem muito mais rápido. O opcional Auto Protect, protege os rolos nas unidades de tinta sem atribuição de cor ao aplicar o Saphira Roller Protection Liquid. O Intellistart 3 controla esse processo automaticamente com base nos dados do trabalho e na designação da unidade de impressão, o que significa que não é necessária nenhuma intervenção manual. Isso também se aplica à limpeza profunda, outro extra que é automaticamente sugerido na troca de cores escuras para claras, para que o operador possa completar outras tarefas em paralelo, economizando cerca de cinco minutos por unidade de impressão.

"A produção em série da Speedmaster CX 104 já começou e todos os interessados em encomendar a nova impressora, em qualquer lugar do mundo, podem fazê-lo", diz Florian Franken, gerente de produto da Heidelberg, responsável pela Speedmaster CX 104. "Vários clientes piloto europeus nos vários segmentos de mercado já estão trabalhando com sucesso com nossa nova solução e relatam aumentos de produtividade de até 20%, o que excede até mesmo nossas próprias expectativas", acrescenta.

Para fazer coincidir com o lançamento da Speedmaster CX 104, a Heidelberg também está apresentando a nova Speedmaster CX 92. Como a Speedmaster CX 104, ela se beneficia de um novo design ergonômico, da unidade de verniz recém-projetada e das inovações na unidade de tinta/molha.

Esse modelo também vem com o Press Center de nova geração e com o Intellistart 3 de série, ou seja, até mesmo a versão básica oferece um alto nível de flexibilidade e produtividade. Com o lançamento do Prinect Inpress Control 3 e do Intelliline, a impressão autônoma na Speedmaster CX 92, com base na filosofia Push to Stop, é agora possível, pela primeira vez - um passo à frente em comparação com o modelo anterior. Além da relação custo-benefício conseguida com o uso de 20% menos de chapa de impressão, a eficiência do processo também foi aprimorada graças a um acerto mais rápido e a uma diminuição no desperdício. Isso torna a Speedmaster CX 92 a impressora ideal para enfrentar os desafios associados às tiragens mais curtas no segmento comercial.