A HP Inc. está ajudando a Prakolar SATO a expandir sua atuação no mercado de impressão. A gráfica, que atua na fabricação de rótulos autoadesivos e termoencolhíveis, aposta na expansão dos negócios na área de offset digital com a aquisição de sua segunda impressora HP.

A Prakolar SATO já havia adquirido uma unidade da HP WS6000 em 2009, agora conta com a HP Indigo WS6900 e tem como objetivo oferecer cada vez mais serviços de impressão digital, diversificando o portfólio de produtos com inovação e produtos diferenciados para atender às demandas de seus clientes.

Fundada em 1967, a Prakolar passou a fazer parte do grupo SATO em 2015. A empresa conta com um parque industrial com mais de 5.000 m², equipado com uma série de equipamentos de última geração. A Prakolar SATO é hoje uma das principais fornecedoras dos ramos farmacêuticos, cosméticos, alimentícios, automotivos, químicos, bebidas, entre outros.

Ao adquirir sua primeira impressora offset digital em 2009, a empresa apostou em trazer ao portfólio os benefícios da customização, para oferecer produtos de valor agregado. “O mercado está mudando e os volumes de impressão estão diminuindo. Precisávamos nos adaptar para entregar impressões mais rápidas e compatíveis com as demandas dos nossos clientes. Se antes fazíamos milhões de rótulos do mesmo xampu, hoje fazemos menos rótulos, mas para uma linha maior, porque nosso cliente tem produtos mais diversificados. O tempo de setup nos métodos tradicionais era muito grande e isso nos limitava”, conta Robson Cavalcante, gerente de marketing da Prakolar SATO.

As impressoras HP permitem a entrega de impressões customizadas e variáveis, e permitiu à Prakolar SATO conquistar importantes clientes e realizar trabalhos diferenciados, como a impressão de rótulos com tinta invisível para uma importante cervejaria paulistana. Desenvolvidos especialmente para as cervejas vendidas em um festival de música, os rótulos continham mensagens que só podiam ser vistas se expostas à luz negra. Além disso, a impressão digital ajudou a ressaltar a riqueza de detalhes e vivacidade das cores.

A HP traz outra vantagem importante para o negócio. “A HP tem passado com louvor nos testes de homologação dos clientes, que são muito rigorosos. Isso nos deixa tranquilos, pois uma vez que essa etapa esteja cumprida, ampliamos nossas possibilidades de trabalho, podendo inclusive entregar aquele pedido de última hora, que demoraria muito em um processo tradicional”, explica o diretor geral da Prakolar SATO, Maurício Médici.

Para Renato Barbieri, diretor de artes gráficas da HP, a Prakolar SATO está no caminho certo para a inovação. “Temos visto muitas empresas se renovarem e reinventarem com a utilização de impressão digital offset. Esse movimento de investir em novas tecnologias e oferecer serviços de maior valor agregado é uma tendência que deve crescer, e as fornecedoras de serviços gráficos devem estar prontas”, diz.