O Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler terá novidades para 2024. A premiação, que reconhece o que de melhor vem sendo produzido pela indústria gráfica paulista, abrangerá dois novos segmentos: Impressão Serigráfica e Sustentabilidade Ambiental. Além disso, foram anunciadas 9 novas categorias.

Os trabalhos serão divididos em 11 segmentos (eram 9), subdivididos em 43 categorias (eram 34). Entre as novas categorias estão: Impressão Serigráfica (10.1) pertencente ao segmento 10. Impressão Serigráfica; Sustentabilidade Ambiental (11.1) pertencente ao segmento 11. Sustentabilidade Ambiental; categorias 2.3 Livros didáticos, 2.4 Livros culturais e de arte, 2.5 Livros institucionais, 2.6 Livros ilustrados e livros técnicos, 2.7 Livros de texto e 2.10 Publicações não contempladas nas categorias anteriores, todas pertencentes ao segmento 2. Editorial; e categoria 7.3. Comunicação Visual – Sinalização em grandes projetos (Gigantografia digital), pertencente ao segmento 7. Comunicação Visual.

A categoria 5.7 – Embalagens Flexíveis sofreu uma importante alteração. Agora, podem ser aceitos trabalhos impressos em qualquer sistema de impressão sobre substratos flexíveis, com a finalidade de acondicionamento, podendo ser laminados ou acoplados em uma ou mais camadas entre si (anteriormente, a categoria era restrita a impressões em flexografia).

Outra categoria que passou por mudança foi a 7.2. Comunicação Visual: Sinalização em grandes formatos. Agora, abrange peças gráficas, impressas em sistemas digitais, cujo lado menor tenha pelo menos 1,20m. Aos trabalhos que excederem 1,20m por 1,20m deve ser enviada uma amostra 60 x 60cm de parte representativa do trabalho e uma foto impressa em formato A3, de alta resolução, do trabalho montado. Nesta categoria serão aceitos trabalhos impressos com área total de no máximo 10m² (anteriormente, não havia essa limitação de área total).

A categoria de Rótulos agora não permitirá inscrição de conjuntos de rótulos ou etiquetas. Para cada variação, deverá ser feita uma nova inscrição. Em caso de envios de variações sem a devida inscrição de cada produto, caberá à comissão de estudos escolher uma das amostras para participação.

Inscrição

As inscrições para o Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler estão abertas desde o dia 4 deste mês. As gráficas interessadas podem se inscrever até dia 24 de maio. Podem concorrer peças gráficas que foram criadas em plantas localizadas no Estado de São Paulo, produzidas de 16 de março de 2023 a 15 de março de 2024.

Os 3 produtos com melhor avaliação (maiores notas) em cada categoria do Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler serão automaticamente inscritos no Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini, preferencialmente na mesma categoria, quando houver correspondência.

Para saber mais e se informar sobre os detalhes, acesse: https://premiopaulista.com.br