Em 28 de fevereiro deste ano, a Ibá assinou com Two Sides Brasil o Memorando de Entendimento (MOU). Similar aos termos assinados entre Two Sides e a AFPA nos EUA e Two Sides e a CEPI na Europa, o MOU assinado entre Ibá e Two Sides Brasil prevê a cooperação e a colaboração, e como a informação será compartilhada e protegida, uma vez que ambas as organizações trabalham para efetivamente promover a sustentabilidade dos produtos de papel e defender o papel da indústria contra declarações de mercado falsas e enganosas.

Pelo MOU, a Ibá se compromete a promover Two Sides entre os participantes da indústria, para promover um relacionamento colaborativo; e manter seus membros e outros participantes relevantes do setor informados sobre a missão e as atividades de Two Sides.

Two Sides é uma organização não governamental, comprometida em dissipar os equívocos frequentes sobre a sustentabilidade ambiental do papel e promover a produção e o uso responsável da comunicação impressa. Reúne membros do setor para compartilhar experiências e aprimorar seus padrões e práticas. Atualmente está presente em cinco continentes, incluindo o Brasil.

A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) é a associação responsável pela representação institucional da cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria, junto a seus principais públicos de interesse. Lançada em abril de 2014, a entidade representa as 55 empresas e nove entidades estaduais de produtos originários do cultivo de árvores plantadas, com destaque para painéis de madeira, pisos laminados, celulose, papel, florestas energéticas e biomassa, além dos produtores independentes de árvores plantadas e investidores financeiros.