As pressões econômicas continuam sendo o mote de grande parte do greenwashing praticado por organizações que dependeram do papel para se comunicar com seus clientes e agora os pressionam a migrar para as plataformas digitais em uma tentativa de reduzir custos.

Essa mudança é muitas vezes justificada por mensagens enganosas de marketing ambiental sem fundamento, tais como; “Go Green – Go Paperless” ou “Escolha o faturamento eletrônico e ajude a salvar uma árvore” – mas isso é apenas greenwashing.

As preferências dos consumidores são ignoradas na transição para o digital. Dados da pesquisa “Trend Tracker” de 2023 revelaram que cerca de 58% dos consumidores latino-americanos acreditam que os argumentos ambientais das empresas para mudar para as comunicações digitais são enganosos e têm a ver com a redução de custos. Além disso, a pesquisa deixou claro que 35% desejam escolher a forma como receberão seus extratos e contas ao invés de serem forçados a isso.

Com o foco crescente na sustentabilidade corporativa, outros setores, como os de embalagens de papel e tissue, agora experimentam o greenwashing direcionado a produtos que afirmam ser mais sustentáveis por muitas razões, incluindo fontes novas e alternativas de composição de suas fibras.

O diretor administrativo da Two Sides Europe, Jonathan Tame, diz: “Essas alegações de greenwashing não apenas violam os regulamentos de marketing ambiental, mas são extremamente prejudiciais para uma indústria conhecida por seu forte, consistente e progressivo histórico ambiental. Longe de “salvar árvores”, um mercado saudável para produtos florestais, como o papel, incentiva o crescimento de longo prazo das florestas por meio do manejo florestal sustentável. Só na América Latina, mais de 1 milhão de árvores são plantadas todos os dias.

Globalmente, Two Sides envolveu mais de 2.650 organizações fazendo declarações enganosas sobre o papel. Na América Latina, até o momento, 198 empresas removeram reclamações infundadas sobre papel, incluindo grandes centros comerciais, bancos, companhia de gás e energia, para citar algumas.

“Continua sendo vital que essas mensagens enganosas sejam contestadas para garantir que o grande histórico ambiental da indústria seja reconhecido e que os meios de subsistência de milhares de funcionários da indústria não sejam prejudicados pela disseminação de marketing enganoso e oportunista de greenwashing“, disse Tame.

Two Sides estima que, devido ao vasto alcance de algumas dessas organizações, alegações infundadas têm um efeito prejudicial duradouro na percepção dos consumidores sobre o papel e ameaçam um setor que emprega mais de 3 milhões de pessoas na América Latina. O impacto financeiro do greenwashing também é motivo de preocupação global se essas mensagens continuarem sem contestação.

A campanha anti-greenwashing continua a ser uma prioridade para Two Sides, e continua a esclarecer as empresas sobre os riscos de usarem alegações ambientais infundadas e enganosas sobre a eliminação do papel de suas comunicações.

“Somos gratos pela cooperação das centenas de organizações que mudaram ou eliminaram as alegações de greenwashing de suas mensagens, somos gratos também pelas muitas partes interessadas do setor e pessoas do público em geral que nos enviam as denúncias de greenwashing“, conclui Tame.