Muitos pais reaproveitam o material deixado pelo filho mais velho ou procuram em sebos os títulos requisitados pela escola para este novo início do ano letivo. Mas a verdade é que a grande maioria acaba adquirindo material novinho.

Isso naturalmente gera um grande incremento da produção de livros didáticos todo início de ano e 2019 não é diferente. Mesmo as alterações no edital de compra de livros escolares, logo no começo de janeiro, não alteraram em nada a produção deste material fundamental para alunos de todo o país. E as mais de 20 mil gráficas espalhadas pelo território nacional (veja quadro abaixo) continuaram com a produção a todo vapor.

A H.B. Fuller | Adecol, empresa especializada em adesivos industriais, atende boa parte delas com suas opções de hot melt e PUR, especial para papel. Segundo Roger Rebiere, Diretor de vendas da H.B. Fuller em toda a América Latina, a penetração da companhia nesse segmento aumentou nos últimos três anos: "Nosso produto atende as máquinas de alta velocidade destas grandes gráficas que chegam a imprimir 18 mil exemplares por hora".

O hot melt termoplástico e o PUR, que é um adesivo termofixo, são os mais recomendados para aplicações em livros por possuírem duas características fundamentais para este mercado, flexibilidade e resistência, "afinal, a cola não pode esfarelar cada vez que a pessoa movimentar as páginas", explica Ubiratan Rodrigues, um dos especialistas da H.B. Fuller | Adecol em artes gráficas.