A X-Rite anunciou o eXact 2, um espectrofotômetro portátil sem contato de última geração, desenvolvido para permitir o controle de fluxo de desenvolvimento de tinta, impressão e produção de embalagem em um único aparelho.

Disponível em três modelos: o eXact 2, que pode capturar medições de cores em substratos de papel, papelão e papelão corrugado; o eXact 2 Xp para captura de cores em filmes flexíveis transparentes, brancos opacos, com calço de branco e outros substratos exclusivos; e o eXact 2 Plus, que oferece controle avançado de papel e filme flexível com a capacidade de medir metamerismo, opacidade e intensidade de cor absoluta e relativa.

Ecossistema

O eXact 2 é o primeiro aparelho de medição de cor que se conecta a um ecossistema completo de ferramentas de software, incluindo o software InkFormulation, ColorCert Suite para controle de qualidade de impressão, bibliotecas de cores digitais da PantoneLIVE, NetProfiler para otimização de dispositivos e a nova plataforma de gestão de frotas X-Rite Link para uma visão em tempo real do desempenho do aparelho.

Usando a tecnologia patenteada e inédita de Mantis de câmera de alta resolução e uma tela 30% maior, os operadores do eXact 2 podem localizar de modo mais preciso uma área de medição, incluindo opções para ver, ampliar e salvar cada imagem de amostra de cor para inspeção na tela do aparelho. Já sua interface de tela sensível ao toque permite medir e verificar com precisão os requisitos do cliente duas vezes mais rápido e com maior precisão.

“Reprojetamos o premiado eXact para ser mais que uma ferramenta de medição”, afirmou Chris Brooks, presidente da X-Rite. “O eXact 2 é uma solução completa que fica no centro de um fluxo de trabalho de cores integrado. É a ferramenta mais versátil, avançada, conectada e fácil de usar na caixa de ferramentas de cores de uma gráfica.”

O eXact 2 facilita a captura de dados de cores e integra-se perfeitamente ao ecossistema de software da X-Rite a partir de especificação de cores, formulação de tintas e software de controle de qualidade via Wi-Fi. Ferramentas de controle de processo integradas para o laboratório de fabricante de tinta e salas de impressão compatíveis com G7, PSO e Japan Color.

Os recursos de software incorporados incluem o X-Rite NetProfiler para otimização de aparelhos, o software InkFormulation, ColorCert Suite para controle de qualidade de impressão e relatórios, e o PantoneLIVE para especificação e comunicação de cores digitais. Essa conectividade permite que gráficas e convertedores atendam aos padrões de qualidade 17% mais rapidamente.

X-Rite Link

Cada modelo eXact 2 vem com a nova plataforma X-Rite Link, um painel de controle intuitivo baseado na nuvem que fornece informações em tempo real sobre o desempenho do aparelho.

A partir de um ponto central, os clientes podem verificar o status de um aparelho ou de um conjunto de dispositivos, configurar e distribuir atualizações e bibliotecas de cores.