Artigos

ExpoPrint Latin America: 20 anos imprimindo a história da indústria gráfica
06Nov/24

ExpoPrint Latin America: 20 anos imprimindo a história da indústria gráfica

Ao ver o selo comemorativo dos 20 anos da ExpoPrint, comecei a relembrar tudo que fizemos para chegarmos onde estamos.

Lembro de visitar e participar como Revista Desktop de feiras ligadas à impressão nos anos 90 e até no começo dos anos 2000. Eram feiras que reuniam o mercado, mas não estavam à altura da representatividade da indústria de impressão.

Ao notar não só a necessidade de uma feira própria como também de um grupo que representasse os interesses dos fornecedores do setor, respeitados profissionais se uniram para criar a Afeigraf (Associação dos Agentes de Fornecedores de Insumos para a Indústria Gráfica), entidade que segue até os dias atuais lutando pela nossa indústria.


As primeiras edições

Com a entidade formada, começaram as conversas para a construção de uma feira com o nível de qualidade que atraísse os parceiros do segmento. Criou-se então a ExpoPrint Latin America, que logo na primeira edição em 2006 mostrou ao mundo que nossa indústria é forte, conectada e interessada em evoluir.

ExpoPrint 2006 abre portas a um novo pensamento na impressão; na imagem, é possível ver Luiz Metzler, ícone de nossa indústria gráfica e exemplo para todos nós

Desde a concepção do projeto, a APS Eventos Corporativos participa ativamente da ExpoPrint em uma fundamental parceria com o time da Afeigraf. Ajudamos a criar o modelo da feira, como ela precisaria se comportar perante o mercado e cuidamos da parte operacional para levar excelência em organização.

Na primeira edição, em 2006, vimos uma feira pulsante, acompanhando o bom momento do mercado nacional e internacional. As grandes impressoras offset se destacavam e, ao ver a impressora rodando em tempo real e conversando com as empresas, os gráficos compreendiam quais substratos rodar e quais aplicações produzir.

Recebemos empresários gráficos não só do Brasil, mas de toda a América Latina e de diferentes partes do mundo. Durante sete dias, o país foi o grande centro das atenções da indústria e o Brasil mostrou ao mundo sua força.

Com isso, a ExpoPrint tornou-se essencial ao segmento gráfico. Nela são apresentados lançamentos globais em impressoras, além de tintas, insumos e tudo que faz parte da cadeia de impressão. A transformação acontece em nossos corredores - e percebo isso a cada edição.

Aqui é preciso ressaltar o fundamental papel de meu saudoso amigo Karl Klöker e o quanto ele se esforçou para que a feira pudesse ocorrer. Lembro como se fosse hoje das muitas reuniões, conversas, apoios, inúmeras visitas a empresas e feiras no exterior para mostrar a seriedade da empreitada e o quanto ela seria benéfica ao mercado - o que de fato ocorreu.

Karl Klöker: um grande amigo da indústria gráfica brasileira

O êxito da primeira edição fez com que qualquer empresa que tivesse dúvida do que seria uma feira no país tivesse a certeza: ela precisa estar na ExpoPrint. Isso fez com que a ExpoPrint 2010 fosse ainda mais grandiosa: maior, com mais estandes, visitantes e fortíssima presença internacional.

Essa participação foi tão massiva que algo interessante ocorreu: realizada no mês de julho, a feira caiu exatamente durante a Copa do Mundo. Isso fez com que, tanto nos dias da montagem como em sua realização, uma grande rivalidade surgisse pelos estandes e, no momento dos jogos, muitas companhias aproveitaram para transmitir os jogos - como Alemanha, Itália, Espanha e até Argentina - atraindo ainda mais a atenção do público.


Acompanhando as mudanças

É interessante notar como a ExpoPrint acompanha e colabora com as mudanças da indústria de impressão. É o caso da impressão digital. A cada ano, acompanho o crescimento da tecnologia que, aos poucos, cresceu e invadiu os mais diferentes segmentos, da comunicação visual ao têxtil, e nas gráficas, que uniram offset e digital. Confesso que, se ela já existisse há algumas décadas, minha vida seria muito mais fácil!

Nestes anos de evolução, mais presidentes da Afeigraf desempenharam um papel importante no constante crescimento da ExpoPrint. Entre eles, meus amigos Dieter Brandt, Eduardo Sousa, Jorge Maldonado, Jose Carlos Barone e Ludwig W. Allgoewer.

Há ainda outros executivos de enorme relevância para a ExpoPrint, como: Christian Vorländer, Elaine Almeida, Marcos Maricate, RAYMOND TRAD, Richard Möller, Silvia Montes, Janio coelho entre outros fantásticos profissionais, como a sempre dedicada Nancy Vieira. A cada edição buscamos entender o mercado e seguir organizando uma feira que conecte fornecedores e empresários.

Este entendimento do mercado foi essencial para que, em 2018, criássemos a ConverExpo em parceria com a ABFLEXO/FTA-Brasil. Nesse momento, tivemos o suporte da entidade naquele período nas figuras de Miguel Troccoli e Júlio Cezário Filho. Isso trouxe a indústria de conversão de embalagens e rótulos à feira, especialmente a flexografia.

Em 2018, ConverExpo incorpora-se à ExpoPrint para atender mercado de conversão

Os líderes da impressão hoje não se limitam a uma tecnologia, pois precisam atender os clientes em sua totalidade de demanda, das maiores tiragens às impressões menores e customizadas. Sabemos disso e crescemos a feira para unir todas as tecnologias no mesmo espaço, e certamente é o que veremos no ano de 2026.


20 anos de trabalho

Olhando para trás, em duas décadas de um trabalho incansável dos amigos da Afeigraf e dos profissionais que fizeram parte de meu time da APS Eventos Corporativos, fico feliz em ver a consolidação da feira.

Estamos entusiasmados com grandes empresas que já estão se preparando para março de 2026. Muitas estão animadas e disseram que mostrarão nos estandes equipamentos e soluções que jamais foram apresentados. Isso nos motiva a organizar uma feira de excelência e com a mesma estrutura vista nas melhores feiras ao redor do mundo.

ExpoPrint Latin America está consolidada na indústria de impressão

A Revolução do seu Negócio está aqui!