Focada na propagação e desenvolvimento da tecnologia gráfica, a ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) estará na ExpoPrint Digital / FESPA Brasil, principal feira de impressão digital do mercado que acontece de 15 a 18 de março em São Paulo, para apresentar as ações que desenvolve dentro da indústria.

O Diretor Técnico da ABTG, Manoel Manteigas de Oliveira, vê na ExpoPrint Digital uma oportunidade de reforçar o contato com associados e potenciais associados, seja pessoa física ou empresa. "Esperamos receber em nosso stand muitos interlocutores para ouvir deles suas necessidades e planos futuros. Essas informações são úteis para atualizar o posicionamento estratégico da Associação", dizendo que a ABTG considera útil apresentar diretamente as atividades da entidade e o que tem direcionado as ações para contribuir com o desenvolvimento do mercado e dos profissionais.

Durante a feira, a ABTG vai divulgar todas as ações e os novos projetos, com ênfase nos benefícios para empresas e profissionais associados. "A ABTG, em parceria com Senai e outras instituições, oferece uma ampla gama de serviços para todo o mercado, mas com condições especiais aos associados. E, neste ano a ABTG vai realizar, em parceria com a APS Feiras & Eventos, o primeiro Congresso Brasileiro de Tecnologia Gráfica", frisa o Diretor Técnico.

Inovação e tecnologia

Manteigas explica que a atualização constante é um desafio para quem está no setor: "Os associados da ABTG são profissionais, estudantes e empresas. O principal desafio para estudantes e profissionais tem sido sempre manter-se atualizado tecnologicamente. O conhecimento é o grande diferencial e a sua difusão é o maior objetivo da associação. Com a retomada do crescimento econômico, aumentará a demanda por profissionais capacitados e atualizados. Quem busca sempre manter-se bem informado certamente poderá aproveitar melhor as boas oportunidades que estão por vir em breve".

No caso das empresas, o Diretor da ABTG considera fundamental saber tratar a questão da tecnologia e das inovações dentro de um plano estratégico e de negócios. "As decisões sobre incorporação e gestão de tecnologia têm que estar vinculadas a um projeto claro de geração de valor para os clientes. Aliás, esse será o eixo norteador do Congresso Brasileiro de Tecnologia Gráfica", explicou.

A ExpoPrint Digital 2017 apresenta alta tecnologia em impressão digital, segmento que está mais do que consolidado no mundo gráfico. Para Manoel Manteigas, "A impressão digital oferece uma multiplicidade de soluções que pode ajudar gráficas de todos os segmentos - como embalagens, promocional e editorial - a atender as necessidades dos seus clientes. Já há muito tempo que a redução das tiragens médias indica quão importante é a gráfica contar com processos de impressão ágeis e com baixo custo de set-up".

Outras vantagens da impressão digital, diz Manteigas, são a possibilidade de personalização com dados variáveis e, mais recentemente, a impressão em basicamente qualquer substrato. "Existem impressoras digitais para se imprimir praticamente tudo. Isso abre muitos mercados para a gráfica tradicional e que ainda estão sendo muito pouco explorados. Certamente quem visitar a ExpoPrint Digital vai ampliar seu horizonte e perceber muitas oportunidades para novos negócios e para melhorar sua participação nos mercados tradicionais".

A ABTG e o mercado de impressão

De acordo com Manteigas, "a ABTG sem dúvida é a principal associação voltada à difusão e desenvolvimento de tecnologia gráfica na América Latina e busca sempre trabalhar em parceria com outras instituições relevantes, como por exemplo o Senai, o Sindigraf, a Abigraf e a própria Afeigraf, entre outras".

A Associação promove, entre suas principais atividades, cursos e eventos para atualização tecnológica, publicação da Revista Tecnologia Gráfica, exame de avaliação de competências profissionais, consultorias e diagnósticos para empresas, emissão de pareceres técnicos, realização do Prêmio Fernando Pini, elaboração de normas para o segmento gráfico, dentre outras ações.

ExpoPrint Digital / FESPA Brasil

A ExpoPrint Digital é uma feira realizada pela Afeigraf (Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica) e é voltada para mostrar os avanços da impressão digital em segmentos como baixas tiragens, dados variáveis, impressão sob demanda, mostrando como o empresário pode investir em soluções para personalização de impressos.

A FESPA Brasil é uma feira realizada pela FESPA, que apresenta alta tecnologia no mercado de comunicação visual, grandes formatos, sinalização, estamparia digital, impressão para decoração de interiores, sublimação e muito mais. As feiras têm promoção e organização da APS Feiras & Eventos.

Cadastre-se para visitar as feiras em: https://goo.gl/MVwfeS