Para comemorar seus 15 anos, a Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica, Afeigraf, reuniu cerca de 50 pessoas para um almoço no dia 6 de junho. Além da diretoria da Afeigraf, estiveram no restaurante Café Jornal representantes das empresas associadas, bem como jornalistas e membros de entidades afins.

Durante o encontro, Ludwig Allgoewer, presidente da Afeigraf e da Heidelberg do Brasil, relembrou a origem da associação, impulsionada pelo desejo da organização de uma feira que respondesse às demandas do segmento, e o sucesso da ExpoPrint Latin America. Hoje a mostra, realizada a cada quatro anos, posiciona-se como o maior e principal evento de impressão das Américas e a quarta maior feira do setor no mundo.

O executivo falou também sobre os grupos de trabalho em atuação na Afeigraf, sobretudo o de dados estatísticos. Ele é responsável por coordenar a realização de um estudo sobre a indústria de impressão visando traçar o perfil do setor, incluindo gráficas e fornecedores. “É fundamental que possamos saber onde estamos inseridos e para onde apontam os principais indicadores para traçarmos cenários futuros”, afirmou Ludwig.

O primeiro fruto dessa iniciativa foi distribuído no final do almoço. O Boletim Econômico nº 1 traz dados secundários do desempenho geral do setor em 2018, com informações sobre produção, arrecadação de tributos, empregos, importação e exportação, tanto de impressos quanto de equipamentos e insumos (excetuando papel). O boletim apresenta ainda uma análise de mercado a partir de compilação de artigos já publicados. Os boletins serão trimestrais e a meta é que até o final do ano incluam também dados primários e análises qualitativas, como explicou Raymond Trad, membro da diretoria e presidente da Comprint.

Abriu-se espaço, também, para lembrar duas figuras essenciais na trajetória da entidade: Karl Klöker, falecido em 2014, e Carlos Alberto Ruoppoli, morto no último mês de maio. Primeiro presidente da Afeigraf e diretor da ExpoPrint, Klöker foi homenageado por meio de sua esposa, Regina, presente no evento. Ruoppoli foi saudado com a leitura de um breve texto destacando fatos de seus 30 anos de militância na indústria gráfica e na própria associação.

Finalizando, Eduardo Sousa, antecessor de Ludwig no comando da entidade, agradeceu a presença de todos e principalmente o empenho daqueles que direta ou indiretamente têm colaborado para o desenvolvimento da Afeigraf e do setor como um todo.