A Agfa Graphics anuncia o lançamento dos softwares InkTune e PressTune para reduzir os custos de produção. Essas ferramentas inteligentes fazem parte da oferta ECO³ da Agfa Graphics e oferecem às gráficas controle total sobre todos os elementos da impressão, desde o uso de tintas até a conformidade com as normas ISO, G7 e outras normas específicas dos clientes, além de reduzir os custos de produção.

Os recursos são gerenciados por informações de dados em tempo real sobre a qualidade da impressão, independentemente da tecnologia de impressão e do fabricante da impressora.

O InkTune e o PressTune são elementos fundamentais do programa ECO3 da Agfa Graphics. No desenvolvimento e na criação de soluções baseadas em hardware, software e itens de consumo, a Agfa Graphics enfoca na ecologia, economia e extra conveniência (ECO³) para tornar as operações de pré-impressão e impressão mais limpas, mais econômicas e mais fáceis de gerenciar e manter. As soluções ECO³ geram mais valor para as empresas do ramo de impressão.

InkTune: redução de custos e aumento da qualidade

Baseado na tecnologia de substituição do componente cinza (GCR), o InkTune substitui de forma dinâmica as tintas CMY pela tinta preta. Como solução de software intuitiva e totalmente integrada ao fluxo de trabalho de pré-impressão, o InkTune usa tecnologias exclusivas da Agfa, como a Dynamic Ink Limit Control e a Dynamic Device Link Generation, para maximizar a redução de tinta em até 30%, mantendo, contudo, a fidelidade das cores.

A redução do consumo de tinta não só tem impacto positivo sobre a redução dos custos, mas também aumenta a eficiência geral da produção, já que o tempo de secagem diminui. Além disso, o nível de qualidade aumenta, pois as estruturas de roseta desaparecem e os desvios de cores se tornam menos visíveis.

“Por um lado, o InkTune elimina a escolha entre redução de tinta, tempo e pó de secagem, e, por outro lado, as impressões de alta qualidade. Os clientes podem obter todos esses benefícios graças ao ajuste inteligente de consumo de tinta integrado ao software. O InkTune permite diminuir o tempo de configuração da impressora, além de reduzir os custos de todos os recursos relacionados à impressão, proporcionando o mais baixo custo total de propriedade do mercado. É facilmente configurado e não requer investimento adicional em treinamento ou hardware”, assegura Erik Peeters, gerente global de marketing de soluções de software da Agfa Graphics.

PressTune: controle inteligente do processo de impressão

Como ferramenta de produção de impressão, o PressTune eleva a consistência, a produtividade e a capacidade de impressão aos padrões mais exigentes. Como o padrão de qualidade exigido é obtido mais rapidamente com o ajuste dinâmico de densidade das tintas e um mecanismo de classificação baseado em dados que incorpora uma compensação de secagem, os tempos de preparação diminuem em até 40%, o que, por sua vez, gera menos resíduos.

Com os recursos inteligentes de análise aplicados aos dados de impressão e cores obtidos da impressora, o PressTune também envia relatórios em tempo real entre as tecnologias de impressão para cada parte interessada, para proporcionar total transparência do processo de produção de impressão. Isso possibilita a identificação de problemas e otimiza a programação de manutenção da impressora. Além disso, o painel de fácil leitura simplifica a geração de relatórios de qualidade da impressão para proprietários de marca, em impressões comerciais e de embalagens, e permite controlar a qualidade a distância.

“Juntos, o PressTune e o InkTune proporcionam considerável economia por reduzirem o consumo de tinta, aumentar a qualidade e acelerar o fluxo de trabalho de produção”, continua Erik Peeters. “Na prática, o PressTune proporciona ao InkTune a base perfeita para otimizar o consumo de tinta por oferecer consistência de qualidade. Tanto o PressTune como o InkTune são fundamentais para a oferta ECO³, por incorporarem inovações sustentáveis com foco na ecologia, economia e conveniência extra para o cliente”.

Soluções complementares em ação

A Imprimeries et Editions Henry, uma gráfica localizada em Montreuil-sur-Mer com uma história de 120 anos, recentemente trabalhou em conjunto com consultores da Agfa Graphics para elevar os processos de impressão a um novo patamar. Já contando com o sistema Avalon, as chapas Azura e o fluxo de trabalho do Apogee da Agfa Graphics, a empresa instalou há pouco tempo o PressTune e o InkTune.

“O PressTune e o InkTune nos permitiram obter maior consistência em nossas tiragens”, afirma Marc Henry da Imprimeries et Editions Henry. “Reduzimos o tempo de preparação, passamos a usar menos papel e tinta, e podemos agora adaptar as curvas de calibração das impressoras de acordo com o papel, o trabalho de impressão ou as demandas específicas do cliente. As soluções da Agfa Graphics nos proporcionaram uma forma mais conveniente de trabalho”.