A ECO3 é a nova empresa que surgiu da divisão dos negócios da Agfa. Enquanto a Agfa seguirá com as áreas de impressão digital e radiologia, a ECO3 concentrará as soluções para a indústria de impressão, como chapas, CTPS, químicos e softwares.

Para explicar em detalhes a transição e a nova empresa, Fabrizio Valentini, presidente da ECO3 Brasil e Latam, conversou com a imprensa e detalhou o atual panorama e os planos para o futuro, com muitas novidades. Confira os principais tópicos:

A mudança

No ano passado, a Agfa já havia decidido separar a parte offset e deixá-la autônoma. Foi um processo global, separando os times offset do restante da companhia. Em seguida, a Agfa encontrou o Aurelius, grupo alemão com mais de 30 empresas fora da área gráfica. A venda desta parte da Agfa foi vendida no dia 2 de abril.

Assim, o nome Agfa se manteve com as soluções de impressão digital e radiologia. E, agora, em uma empresa totalmente separada, mas com os mesmos profissionais que já atuavam na Agfa Offset, foi criada a ECO3, especializada em soluções em pré-impressão gráfica com chapas, CTPS, químicos e softwares.

ECO3

ECO3 já era um conceito usado pela Agfa que combina Economia, Ecologia e Extra-conveniência. A ideia é ter atenção ao meio ambiente, diminuir o custo operacional como um todo e soluções compatíveis entre os fluxos, não só dentro do offset como na integração com outras tecnologias, sempre pensando em ser friendly user.

Curiosidade: os colaboradores só souberam do novo nome no dia da concretização da venda, sendo uma surpresa para todos.

Desafio

O maior desafio da ECO3, de acordo com o presidente, será explicar o novo nome e deixar claro que não muda absolutamente nada ao cliente. "É um nome novo, mas são as mesmas soluções, as mesmas pessoas e a mesma história", relatou. "Inicialmente, tivemos uma boa aceitação da mudança por parte dos clientes. Internamente, a transição também vem ocorrendo sem problemas".

Fábrica de Suzano

A fábrica de chapas da Suzano seguirá com a ECO3 e vem aumentando sua força de exportação, não só por toda a América Latina como também para Europa e Ásia. Além dessa fábrica, a ECO3 tem fábricas de chapas offset na Alemanha e na China. Com tecnologias de ponta e certificações ISO, Fabricio afirma que nada muda na fábrica de Suzano com a mudança.

Há um projeto, inclusive, de expandir a fabricação de químicos de pré-impressão no Brasil.

Apogee

Um dos focos da ECO3 será em seu software de fluxo de trabalho Apogee, que completa 20 anos. O software vem para automatizar o fluxo das gráficas e vem crescendo cerca de 50% ano a ano. Atualmente, é comercializado sob o modelo de assinatura, o que garante rápidos updates aos clientes, além de suporte técnico. O Apogee atua em todas as áreas de impressão: jornais, passando para comercial e alcançando as gráficas de embalagem.

Spyral

Outra novidade é a retícula Spyral. Esta parte também ficou com a ECO3, que manteve todo seu time de Pesquisa & Desenvolvimento para promover a nova retícula. Ela tem formato espiral e busca menor consumo e melhor equilíbrio de tinta, com 10 a 12% de redução em offset rotativa. Fabricio relatou que os 10 principais impressores de offset rotativa do Brasil utilizam Spyral.

Adamas

A ECO3 sentiu que precisava de uma chapa mais resistente física e quimicamente para headset rotativa para as maiores tiragens, então criou a Adamas. A chapa não possui processamento químico, o que colabora com o meio ambiente. O foco da Adamas estará muito forte no Brasil. Um dos objetivos é atender os gráficos que vêm utilizando impressão UV.

Impressão digital

Com os equipamentos de impressão digital se mantendo com a Agfa, e o software Assanti de alta conectividade - feito com base no Apogee - também seguindo com a Agfa, a ECO3 relata que pode, com seu fluxo Amfortis, ajudar gráficas que possuam diferentes tecnologias em seu parque de impressão, visto que ele possui conectividade entre equipamentos, independente da impressora ser Agfa ou de outra marca. Há empresas usando o fluxo Apogee, por exemplo, para fazer provas, com uso de impressão digital.