
As conversas na indústria de impressão giram em torno de como atender a demandas ambientais sem gerar impacto na lucratividade. No mercado têxtil, isso é ainda mais claro, porque as demandas externas são fortíssimas e há intensas cobranças para que as empresas sejam mais amigas do meio ambiente.
É fundamental ter empresas que se dediquem a oferecer soluções sustentáveis em toda a cadeia. É o caso da Camisetas El Elyon, que tem a sustentabilidade como ponto-chave em seu processo de produção. Para conhecer a empresa, conversamos com Daniel Rodrigues, sócio-diretor, coordenador de produto e marketing da El Elyon. Confira:
O que é a Camisetas El Elyon?
Somos uma empresa familiar com mais de 30 anos de atuação no mercado de camisetas para atacado no segmento B2B, com administração profissionalizada e foco total no cliente.
Pessoalmente, sendo a segunda geração da família no negócio, é motivo de muito orgulho poder valorizar e divulgar o trabalho da nossa família ao longo dessas três décadas.
Por que a empresa decidiu participar da ExpoPrint & ConverFlexo 2026?
A Camisetas El Elyon soma mais de 30 anos de atuação no mercado atacadista de camisetas para uniformizações, eventos, campanhas, ativações e marcas próprias. Por isso, participar da ExpoPrint & ConverFlexo 2026 é um passo natural para nós, pois o evento reúne o que há de mais avançado em personalização têxtil, tanto em inovação, quanto em evolução de processos de estamparia digital têxtil.
É uma feira com abrangência internacional e relevância destacada para o setor, e acreditamos que nossa presença reforça nosso compromisso em ser um ator atuante, acompanhando tendências, gerando valor e construindo pontes ao longo do ecossistema têxtil.
Como a El Elyon ajuda os empreendedores que estão iniciando seus negócios no mercado têxtil?
Uma camiseta promocional não precisa ser sinônimo de baixa qualidade. Com esse norte, desenvolvemos nossos produtos a partir de fios, com tecelagem e tinturaria de receitas exclusivas, além de corte automatizado e oficinas próprias de costura. O resultado é controle e homogeneidade produtiva e uma camiseta com preço promocional e qualidade premium — o que impacta diretamente o produto final do empreendedor e agrega positivamente ao valor percebido pelo seu cliente.
Em outra frente igualmente importante, utilizamos nosso perfil oficial no Instagram para compartilhar conteúdos que traduzem questões técnicas do setor têxtil em linguagem acessível e antecipam tendências da moda varejista para os meses seguintes. Esse trabalho ajuda empreendedores a se organizarem e a atenderem melhor seus clientes, reforçando sua autoridade e acelerando seu processo de construção de marca e geração de receita.
Acreditamos em relações comerciais que vão além do preço e entregamos mais do que camisetas: oferecemos preço competitivo, qualidade superior, amplo mix de produtos e conhecimento compartilhado. Nosso objetivo é criar um ambiente de negócios onde todos ganham e crescem juntos.
É possível ser lucrativo e sustentável?
Sim, é possível e necessário. O desafio está em unir a organização, visão de longo prazo e gestão engajada. Muitas vezes, processos sustentáveis têm custo de implantação alto, mas esse impacto pode ser compensado por mudanças operacionais que aumentem sua eficiência e por uma comunicação que mostre o valor da sustentabilidade a todos os envolvidos na cadeia de valor: colaboradores, clientes e parceiros comerciais.
Além de ser um diferencial competitivo, praticar o ESG é uma condição de sobrevivência. Ser sustentável e lucrativo exige criatividade e disciplina, mas também abre espaço para um mix de produtos atrativo e inovador, tanto para o B2B quanto para o consumidor final, gerando demanda, receita e valor ao longo da cadeia.
Quais os diferenciais das soluções oferecidas pela El Elyon?
Como empresa familiar, preservamos o DNA de proximidade: o cliente e suas necessidades estão no centro de tudo o que fazemos. Mais do que fornecer camisetas com excelente custo-benefício, mix variado de modelos, cores e tamanhos e acabamento premium, buscamos valorizar o trabalho de nossos clientes.
Isso se traduz numa extensa oferta de cores e tamanhos, tingimentos sólidos e vibrantes, ajudando a criar branding consistente para que cada cliente tenha o destaque que merece.
Além disso, produzimos conteúdo educativo em nossas comunicações, desmistificando termos técnicos e boas práticas de forma acessível. Esse apoio é fundamental no mercado B2B, onde as vendas assumem um caráter predominantemente consultivo.
Queremos superar a lógica do menor preço e promover valor real ao longo da cadeia, reconhecimento e dignidade para todos, desde os grandes players do mercado até - e principalmente - o pequeno empreendedor que está começando sua jornada.
Como a El Elyon está posicionada para atender aos conceitos ESG?
Entendemos ESG como um caminho a ser percorrido diariamente, por exemplo, há muitos anos já fazemos a reciclagem total dos resíduos de produção, e ampliamos esse escopo ao desenvolver produtos eco-friendly com base em algodão cru (sem tingimento) e amaciamento com produtos naturais.
Embora o pilar ambiental seja o mais lembrado, damos a mesma importância aos aspectos sociais e de governança. Trabalhamos apenas com mão de obra registrada, com benefícios e todos os direitos garantidos e capacitação. Também apoiamos instituições, além de atuar em campanhas emergenciais, como a realizada para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Recentemente, aderimos ao movimento Sou de Algodão, da ABRAPA, que promove práticas sustentáveis desde a lavoura do algodão até o varejo, com o compromisso de excluir qualquer forma de trabalho indigno ou análogo à escravidão e valorizar a indústria algodoeira nacional. Esse alinhamento reforça nossa convicção de que ESG é construção cotidiana.
Revolução do seu Negócio está aqui!