A pesquisa Trend Tracker Survey 2023, realizada pela Toluna a pedido de Two Sides junto a 10.250 pessoas em 16 países, incluindo 1.000 entrevistados no Brasil, mostra que embalagens em papel seguem na preferência dos consumidores, movimento que se acentuou a partir da pandemia.

Indagados sobre o material de embalagem preferido, com base em 15 atributos ambientais, visuais e físicos, os consumidores apontaram o papel como o preferido em dez deles, liderando o ranking em relação aos demais materiais: vidro (4), metal (1) e plástico (0).

As embalagens de papel, cartão e papelão lideram como as mais biodegradáveis na avaliação de 72% dos entrevistados; as melhores para o meio ambiente, para 58% dos consumidores; as mais leves (57%); mais fáceis de abrir e fechar (46%); mais práticas (41%) e mais fáceis de armazenar (35%). Já as embalagens de vidro lideram no quesito de melhor proteção, maior durabilidade e maior capacidade de reutilização; as de metal, como as mais robustas e as de papel, por sua sustentabilidade e menor custo.

Quando o foco é o meio ambiente, 51% dos consumidores acreditam que mais de 40% das embalagens de papel são recicladas, enquanto a mesma percepção ocorre com 43% dos consumidores em relação ao plástico, 44% em relação ao metal, 29% ao vidro e 24% em relação aos dispositivos eletrônicos.

“Os consumidores estão mais conscientes sobre a importância de se utilizar materiais que sejam biodegradáveis, recicláveis e que tenham menor impacto sobre o meio ambiente. E as embalagens de papel, cartão e papelão são identificadas como as melhores em termos ambientais, além de liderarem em outros quesitos, na comparação com os demais materiais”, afirma Fábio Mortara, presidente de Two Sides Brasil e América Latina.

Percepção positiva

Ele ressalta que a percepção positiva sobre as embalagens melhorou em comparação à pesquisa realizada em 2021, antes da pandemia. Foi neste período, inclusive, que as compras por delivery e pelo e-commerce cresceram de forma acentuada. Nesse contexto, 64% dos pesquisados disseram preferir as embalagens de papel, cartão e papelão para as compras online, número dois pontos percentuais acima do verificado no levantamento anterior. Também aumentou o número de consumidores que declararam estar tomando atitudes para aumentar o uso dessas embalagens, que aumentou de 45% para 49% em 2023.

“Houve uma melhora ainda maior na percepção sobre as embalagens de papel, embora os consumidores ainda não tenham conhecimento da sua real taxa de reciclagem, que chega a 80%.”, observa Mortara.