Em 2015 a Harmsworth Quays Printing, empresa localizada no Reino Unido, mudou o foco para melhoria na qualidade da impressão e na redução de desperdício. De acordo com o diretor técnico do grupo Martin Hunt, a IDS-3D da Q.I. Press Controls foi indispensável para a conquista destas metas.

A Harmsworth Quays Printing Ltd. é a divisão de impressão de um dos principais centros líderes em multimídia do Reino Unido. DMG Media é responsável pela publicação do Daily Mail, The Mail on Sunday e do Metro, enquanto que a HQP cuida das operações de impressão.

A organização possui duas plantas de gráfica, uma em West Thurrock e outra em Didcot, ambas flexográficas. A ambição da HQP é fornecer produtos de alta qualidade com o custo mais baixo possível e o menor impacto possível sobre o meio ambiente.

Hunt conta que a planta em West Thurrock é a mais sustentável do gênero no Reino Unido. “O objetivo era criar uma planta o mais sustentável possível sem custo adicional e obtivemos êxito porque pudemos começar do zero. A única água que usamos no processo de produção é pluvial e o prédio é aquecido durante o dia pelo calor emitido pelas impressoras à noite. Isto significa aquecimento gratuito no prédio, sem a necessidade de gás.”

A consolidação e as economias de custo são uma prioridade nos últimos anos, explica Hunt. Este ano, no entanto, o foco mudou para a melhoria da qualidade de impressão e a redução no uso de matéria-prima. Esse é um dos motivos pelos quais a HQP encomendou da Q.I. Press Controls uma IDS-3D.

A possibilidade de um pedido foi discutida pela primeira vez durante uma visita à IFRA 2014 em Amsterdã, onde Hunt se encontrou com Menno Jansen, diretor executivo da Q.I. Press Controls, com quem já faz negócios pelos últimos quinze anos. Menno pode demonstrar a nova IDS-3D para registro de cor e controle de cor. “Conversamos sobre a possibilidade de usar a IDS-3D em uma impressora flexográfica,” explica Hunt. “Isto nos ajudaria a reduzir os níveis de desperdício bem como melhorar a qualidade do produto utilizando um sistema de controle avançado. Após discussões mais detalhadas, obtivemos a aprovação da gerência em janeiro para dar início ao projeto.”

A gerência na HQP concordou com o primeiro pedido para a planta em West Thurrock que acomoda o que acreditamos ser a mais longa linha de impressora do mundo. Quatro das 36 torres full-colour e uma das seis dobradeiras na Flexo-Courier da KBA de 165 metros de comprimento serão equipadas com câmeras IDS-3D com controle de cor, registro de cor, AIMS, detecção de falha, controle da válvula de recirculação e detecção de troca da placa.

O sistema de informação de gerenciamento inteligente da qualidade (IQM) também será instalado. Em última instância, o objetivo é instalar o sistema em todas as torres e dobradeiras. O processo de impressão flexográfica não permite o ajuste da tinta durante a produção. Independente disto, a HQP decidiu investir na medição de cor.

Não foi sem motivo que Hunt optou pela Q.I. Press Controls. O sistema IRS da Q.I. Press Controls foi integrado às impressoras da HQP por anos. Hunt acrescenta que o sistema ainda opera de acordo com sua total satisfação e, quando necessário, o serviço é sempre eficiente. Ele acredita no sistema, comentando ainda que há um bom entrosamento com a equipe de gestão na Q.I. Press Controls. A organização fala a mesma língua que Hunt: “Ambos desejamos continuar a crescer e conseguiremos isto até que estejamos satisfeitos que tudo funcione perfeitamente.” O bom relacionamento que a HQP com David Waller, agente no Reino Unido para a Q.I. Press Controls, também foi fundamental para o desenvolvimento da confiança em investir em um novo sistema.

É surpreendente que a Q.I. Press Controls trabalhe com um parceiro de impressão flexográfica, uma vez que a organização construiu seu nome principalmente no mercado de rotativa offset. No entanto, é por isto que a Q.I. Press Controls deseja expandir para outro mercados e vê na HQP um parceiro com o qual o produto pode ser ainda mais desenvolvido. As organizações têm o objetivo mútuo de produzir cópias impressas totalmente automatizadas e impecáveis em impressoras flexográficas ao mesmo tempo em que reduzem desperdício.

Hunt explica a importância da colaboração contínua entre a HQP e a Q.I. Press Controls: “Também temos o desejo de trabalhar em soluções inovadoras com a Q.I. Press Controls. (…) Queremos conquistar uma situação em que tenhamos cópias precisas saindo automaticamente das impressoras. A única coisa que um operador precisa fazer é verificar o cut-off. O resto será feito pelo sistema de controle: as câmeras são olhos extras capazes de verificar constantemente a qualidade. Elas são capazes de verificar se a impressora está no registro, se as páginas estão no local correto e se a tinta está equilibrada. Ela fecha a válvula de recirculação automaticamente e é significativamente mais rápida do que um operador ao analisar se a melhor qualidade está sendo produzida. Quando algo está errado, o sistema de controle notificará automaticamente o operador ou mesmo parará a impressora imediatamente, mantendo o desperdício o mínimo possível.”

Hunt concluiu: “Acredito que o sistema que adquirimos atenderá nossas expectativas. Se assim for, teremos uma grande economia e faremos com que o investimento pague a si mesmo na forma da instalação de câmeras IDS-3D nas 48 torres restantes em West Thurrock e Didcot!”