A Epson anunciou uma parceria com o estilista Dario Mittmann para a produção da nova coleção, a "Blue Jeans, White T-shirt". As estampas das novas peças serão produzidas na Estamparia Criativa, espaço da Epson dentro da Denim City São Paulo, que tem parceria com a DSI Sistemas de Impressão.

Dario Mittmann é um estilista conhecido pela sua forte identidade visual e colaboração com vários artistas pop nacionais. Luísa Sonza, Linn da Quebrada, Glória Groove, IZA, Pabllo Vittar e Manu Gavassi são algumas das pessoas que vestiram peças produzidas por Dario.

“Nosso projeto na Denim City São Paulo é inovador e abre portas para pessoas que buscam o novo, o sustentável, e Dario Mittmann é um grande exemplo disto. A parceria com o Dario na Estamparia Criativa se deu graças ao alinhamento do nosso pensamento de sustentabilidade e a facilidade que o modelo de negócios permite para a personalização das estampas", diz Evelin Wanke, Diretora de Vendas da Epson do Brasil. Segundo ela, o resultado é a criação de uma coleção voltada ao denim, produzida na 'casa' do jeans em São Paulo, e que traz beleza e consciência a quem a usa.

Sustentabilidade

“Em meu projeto com a Epson, buscamos alinhar como pilares a sustentabilidade, tecnologia e muita criatividade. Roupas garimpadas em brechós e tecidos jeans descartados foram nossa matéria-prima, e ganharam uma nova vida através da estamparia digital, se tornando peças super high fashion na passarela”, conta Dario Mittmann.

A coleção tem como pontos-chave o conceito de upcycling e tecnologia, e a parceria permitiu transformar peças de denim (jeans), criação e impressão de estampas digitais, elaboração de peças dupla-face e mais. Por meio do espaço da Epson, Dario pode trabalhar a identidade visual da marca através da estamparia digital, reduzindo o consumo de água em até um terço do convencional nesse processo. O modelo de negócios mais econômico e sustentável da Estamparia Criativa foi um fator determinante para a escolha de Dario pela Epson e que só a Estamparia Criativa permite.

Além de Dario, os comerciantes da região do Brás trabalham com os equipamentos Epson da linha têxtil no local, que permitem a fácil personalização de estampas. O espaço de 41 m² conta com amostras em diversas aplicações e tecidos, e duas impressoras da linha Epson SureColor, a F2100 e a F3070. Ambas contam com a tecnologia PrecisionCore e produzem estampas diretamente em peças prontas (DTG), modalidade ideal para varejistas, pois permite a produção de centenas de estampas por dia.

"A Estamparia Criativa é um ambiente colaborativo e inovador, desenvolvido para proporcionar aos profissionais da moda, estilistas e designers a oportunidade de explorar a vanguarda da tecnologia de impressão digital. Aqui, eles podem dar vida às suas ideias, experimentar novos conceitos e agilizar a produção de forma eficaz e sustentável", destacou Elisandro Piva, fundador e CEO da DSI Sistemas de Impressão. Ele enfatiza que o objetivo da DSI e da Epson é compartilhar conhecimento e oferecer orientação, auxiliando os profissionais da moda a integrar de forma mais eficiente a tecnologia em seus processos criativos e de produção.