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Epson lança primeira impressora de sublimação têxtil de 76 polegadas

A Epson reforça a presença no mercado têxtil com o lançamento da impressora de sublimação têxtil desenvolvida para atender às necessidades do mercado latino-americano. A SureColor F10070 é um equipamento industrial compacto que promove economia, sustentabilidade, sem perder a qualidade e alto desempenho.

Segundo Fábio Tolosa, gerente de produtos da Epson, a SureColor F10070 é o resultado da experiência de mais de 10 mil clientes que trabalham com equipamentos de sublimação têxtil. "Sentimos a necessidade de desenvolver um produto mais robusto e mais rápido que fosse capaz de produzir em escala industrial, mantendo a alta resolução de impressão", explica o gerente. O objetivo é atender as demandas do mercado latino-americano: produtividade máxima, baixa manutenção, baixos custos de produção, sem sacrificar a qualidade fotográfica que sempre caracterizou a empresa, aumentando a facilidade de uso e a durabilidade do equipamento.

Com largura de impressão de até 1,93m, a F10070 possui velocidade de até 252 m²/h, 148 m²/h para peças esportivas. Ela possui suporte de papel para 45 a 90 gramas, quatro cabeças de impressão com tecnologia PrecisionCore® MicroTFP® de 4,7 polegadas para uma área de impressão maior, além da tecnologia Epson Precision Dot, que permite maximizar os recursos de imagem e cor da impressão digital têxtil em cada aplicação, de forma mais rápida, sem perder a qualidade e reduzindo o consumo. A solução conta com um sistema de tinta de 20 litros por cor (CMYK), sendo dois bags de 10 litros para cada, que permite uma impressão mais rápida, com qualidade e menos interrupções, e tintas certificadas de acordo com o padrão Oeko-Tex 100.

A indústria têxtil é uma das grandes apostas de investimento da Epson este ano. Em fevereiro a empresa inaugurou o Solutions Center, espaço de experimentação e negócios focado no setor. "Estamos mostrando ao mercado que é possível fazer mais e melhor com menos. Nos 200 m² do nosso centro de soluções podem ser produzidos até 200 mil m² de tecido e 20 mil camisetas por mês, além de consumir uma quantidade muito menor de água", explica Evelin Wanke, gerente de Negócios da Epson.

Mais produtividade e menos espaço

O Epson Solutions Center apresenta equipamentos de sublimação e impressão direta, ideais para atender o mercado de tecidos, decoração de interiores, produtos promocionais e sinalização, incluindo a SureColor F9470H. Esta é a primeira impressora sublimática Epson que imprime em seis cores, sendo dois tons de tintas fluorescentes, amarela e rosa, o que permite expandir as aplicações, ideal para produção de roupas esportivas, uniformes de trabalho e itens de moda.

Além da F9470H, a Epson apresenta a SureColor F3070 para impressão direta em peças prontas, em escala industrial. Ideal para produção de roupas personalizadas, a impressora foi projetada para atender à crescente demanda por peças cada vez mais exclusivas. O equipamento possui duas cabeças de impressão de 2,6 polegadas com tecnologia PrecisionCore® reproduzindo imagens de qualidade, em alta velocidade e em diversos tipos de tecido.

Este é o primeiro equipamento da Epson com sistema de tinta de bags integrado a uma impressão direta, e pode acomodar 1,5 litros por cor e 3 litros de tinta branca, reduzindo as necessidades de reabastecimento, custos operacionais e desperdícios. "A F3070 é a evolução da F2100, com impressão até 10 vezes mais rápida, e foi desenvolvida para atender clientes com demandas em larga escala", explica Tolosa.

Segundo Evelin, além de promover a sustentabilidade, a impressão digital têxtil concilia três fatores primordiais às indústrias: economia de custos, redução de tempo e aumento de qualidade. Este tipo de tecnologia ajuda a promover a inovação no setor, uma vez que oferece vasta possibilidade de design, imprimindo imagens em alta resolução, em todos os tipos de materiais. Apesar disso, uma pesquisa realizada em março de 2019 pelo IEMI - Inteligência de Mercado - mostrou que a estamparia digital corresponde a apenas 8% do volume de tecidos consumidos no vestuário na indústria brasileira. "Estamos investindo para reverter este cenário", finaliza a executiva.

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