A prévia dos indicadores da EMPAPEL sinaliza que o Índice Brasileiro de Papelão Ondulado (IBPO) subiu 13,5% em abril na comparação com o mesmo mês do ano anterior, para 144,2 pontos (2005=100).

Em termos de volume, a expedição de caixas, acessórios e chapas de papelão ondulado alcançou de 323.878 toneladas no mês. Este é o maior volume expedido para os meses de abril, primeira vez que o volume é superior à 300 toneladas para esse mês. Na comparação interanual, essa é a décima vez consecutiva que o volume expedido é recorde.

Com os números desta prévia, o volume de expedição por dia útil foi de 13.495 toneladas em abril, um aumento de 13,5% na comparação interanual. Este é o maior volume por dia útil da série histórica para os meses de abril. Abril de 2021 registrou a mesma quantidade de dias úteis na comparação com abril de 2020.

Considerando-se dados livres de influência sazonal, a prévia de abril sinaliza segunda queda consecutiva do IBPO, agora de 0,6%, para 151,2 pontos. O volume expedido de papelão ondulado foi de 338.908 toneladas. A expedição por dia útil nos dados sazonalmente ajustados foi de 14.121 t, 11,9% inferior a março passado.

Todos os dados contidos neste relatório têm fonte EMPAPEL. Para maiores informações entre em contato com empapel@empapel.org.br. Elaboração FGV IBRE. Coordenadora: Viviane Seda Bittencourt. Responsável por análise e divulgação: Anna Carolina Gouveia. Equipe Técnica: Anna Carolina Gouveia, Stefano Pacini e Luiz Sette (estagiário).