Pressão de custos, escassez de colaboradores e sustentabilidade – as gráficas de todo o mundo precisam enfrentar todas estas questões e ainda assim permanecer competitivas.

Em toda a indústria gráfica, os custos por folha impressa são a medida da competitividade da gráfica. A nova geração de máquinas da Heidelberg reduz custos, ajuda a aliviar a escassez de competências e melhora a sustentabilidade das gráficas.

“A nova Peak Performance Speedmaster XL 106 reduz os custos de produção de impressão, o que torna nossos clientes nos setores comercial, de embalagens e de impressão de etiquetas mais competitivos”, afirma Ludwin Monz, CEO da Heidelberg. “Em comparação com a geração anterior, esperamos que os usuários que produzem embalagens no formato 70 x 100 cm alcancem um aumento na produtividade geral de até 20%”

Custos e competitividade

A nova geração Peak Performance da Speedmaster XL 106 pode imprimir até 21 mil folhas por hora. Com esta nova geração, a impressão autónoma é agora possível na produção de embalagens, graças ao conceito melhorado Push to Stop.

Isso significa que parâmetros de produção complexos agora podem ser configurados de forma automática na impressão de embalagens e rótulos. “Prevemos que um produtor de embalagens de alto volume ou fabricante de rótulos com cola úmida atingirá em breve a marca de 100 milhões de folhas por ano. Este número representa um aumento de 20% em relação aos 85 milhões de folhas atualmente produzidas pelos líderes da indústria de hoje”, afirma Markus Leichtle, Gerente Sênior de Embalagens Industriais da Heidelberg.

Aliviar a escassez de competências

As gráficas competem para atrair o pessoal mais qualificado, por isso é importante tornar o local de trabalho mais atraente, oferecendo interfaces de usuário intuitivas e de ponta e um ambiente de trabalho com baixas emissões. Com melhorias na experiência do usuário (UX) da Heidelberg e um novo design ergonômico, o novo Peak Performance Speedmaster XL 106 está estabelecendo padrões elevados.

O novo PowderStar XL (Duo) reduz o consumo de pó em até 15% e as emissões de pó em até 45%. Além disso, a pressão sobre a capacidade de pessoal é aliviada, porque a utilização de clusters de produção significa que menos funcionários podem operar o mesmo número de impressoras de forma eficiente.

Quando a logística de chapa de impressão totalmente automática é incorporada, é possível economizar totalmente em um assistente, ao mesmo tempo em que lida automaticamente com até 150 chapas de impressão por hora.

Sustentabilidade

Apresentando isolamento na entrega, um trocador de calor de fluxo cruzado e um design aprimorado de cassete de secador, o novo secador DryStar Combination Eco usa até 30% menos energia para secagem. Este investimento é de particular interesse para empresas que operam em mercados com preços de energia elevados.

Os clientes que pagam os preços da eletricidade industrial europeia descobrirão que o investimento neste secador terá retorno em cerca de dois anos. A impressora completa utiliza menos energia por 1.000 folhas quando a velocidade de produção é mais rápida – por exemplo, quando a velocidade de impressão aumenta de 18.000 para 21.000 folhas por hora, o consumo de energia cai cerca de 4,5%.

Digitalização

Com o seu sistema de fluxo de trabalho Prinect, a Heidelberg eleva a automação a um nível novo em termos de produtividade, oferecendo uma solução para maior digitalização.

O Prinect fornece dados adicionais a muitos sistemas de assistência, que trabalham cada vez mais com inteligência artificial. Muitas funções de digitalização novas e aprimoradas, como o Intellistart 3 – que por si só resulta em cerca de 70% menos operações no Centro de Impressão – ou o sistema aprimorado de assistência Color Assistant Pro para predefinição de tinta totalmente automática sem erros de operação, reduzem o número de intervenções manuais obrigatório.

Estas funções economizam até quatro minutos de tempo de acerto e entre 100 e 150 quantidades de resíduos de papel por trabalho. Quando combinada com o sistema de medição de cores em linha Prinect Inpress Control e a logística de entrega automatizada, a ejeção em linha de folhas residuais significa que uma pilha livre de resíduos é entregue para operações de pós-impressão, aumentando a eficiência do processo.

A Heidelberg apresentará mais destaques da nova geração Speedmaster XL 106 Peak Performance na drupa 2024, que será inaugurada em Düsseldorf em 28 de maio.