O designer de embalagens Silas Amos e a artista gráfica Emily Forgot uniram forças com a HP para criar 2000 garrafas Heineken únicas. Cada sleeve retrátil é completamente diferente, com 2000 projetos criados usando padrões de seeds e a tecnologia de design variável HP SmartStream Mosaic. Além disso, cada garrafa foi numerada individualmente com uma fonte especialmente projetada para este projeto usando o HP Variable Data Printing.

O HP SmartStream Mosaic deu vida ao projeto por meio do Adobe Illustrator e a impressão digital HP Indigo, mostrando como designers e artistas podem usar a tecnologia HP para definir as melhores tendências no setor de embalagens. O conversor de rótulos holandês Eshuis imprimiu os rótulos da garrafa em uma impressora da série HP Indigo WS6000.

O HP SmartStream Mosaic e o HP Variable Data Printing são recursos do software HP SmartStream Designer para impressoras digitais HP, permitindo que os artistas criem trabalhos sofisticados de forma simples e acessível. Essas ferramentas possibilitam personalizar imagens, textos e cores do trabalho de impressão, criando variações virtualmente ilimitadas de qualquer desenho, a fim de maximizar o impacto visual.

Não há duas garrafas iguais

Emily Forgot é conhecida por trabalhar com algumas das marcas mais importantes do mundo, com seus designs que abraçam o estranho, o cotidiano e às vezes o surreal. Sua obra de arte especialmente encomendada para as garrafas Heineken possui dez números, bem como ícones e padrões de sementes, com uma estética de design inspirada no filme animado Yellow Submarine - lúdico e distinto.

Estes foram inteligentemente aproveitados por Silas Amos usando a tecnologia HP SmartStream Mosaic, que aplicou padrões de seeds e numerais para criar obras de arte únicas e numeradas individualmente, garantindo que não haverá duas garrafas compartilhando a mesma imagem.

"Queríamos criar embalagens artísticas para as garrafas da Heineken que são impressionantes e diferentes em cada instância. O conceito aproveita ao máximo a capacidade de tornar cada garrafa única, unindo todos por meio de um sistema de design simples. O design da Emily anuncia em alto e bom som o lugar de cada garrafa nesta edição limitada, ao mesmo tempo em que enfatiza que o conjunto é ‘maior do que a soma de suas partes’", afirma Silas Amos.

"A personalização em massa é a próxima fronteira para as marcas globais, e nossa tecnologia digital líder no setor é a porta de entrada para isso", afirma Francois Martin, Diretor de Marketing Global, Graphics Solutions Business, da HP Inc. "Pessoas como Silas e Emily sabem disso e tiveram suas habilidades e talentos inflamados pela tecnologia digital da HP, eles podem reinventar a vantagem competitiva de uma marca. Gostaríamos de incentivar mais designers, artistas e proprietários de marcas a explorarem completamente como a tecnologia de impressão digital pode transformar a embalagem e acredito que nossas duas novas ferramentas irão ajudá-las a fazer isso", conclui Martin.