A Indústria Brasileira de Filmes (IBF) foi uma das empresas que contou com o apoio do SENAI para identificar os pontos de atenção em que conseguiria um rápido retorno ao investir em ações de eficiência.

Entre as soluções já implementadas estão melhorias no sistema de iluminação, aprimoramento do isolamento térmico das caldeiras a gás natural, boilers e tubulações; e o dimensionamento correto do banco de capacitores da subestação de energia.

Segundo Claudia Leire, gerente de suprimentos da empresa, o estudo proporcionou mudança de cultura organizacional e inspirou a equipe a buscar novas formas de investir em sustentabilidade. “Agora trabalharemos outras iniciativas, como investir no nosso parque industrial a fim de potencializar o uso de energia de fontes renováveis”, adianta.

Segundo ela, a parceria com o SENAI é um importante facilitador para que a IBF consiga implementar ações voltadas para a eficiência energética: “O SENAI possui um quadro técnico de excelência nas áreas em que atua e nos ajuda a superar os desafios que surgem ao longo do caminho dos empreendedores Brasileiros”.