Gráficas de jornais procuram sempre por caminhos para reduzir seus custos operacionais. Por isso, a Kodak anunciou um novo modelo em sua linha Kodak Achieve de CTPs térmicos inteiramente voltados à produção de jornais: o Achieve News.

Ele permitirá que se atinja excelência em qualidade e consistência, cores impressas com mais vivacidade para leitores e anunciantes, a um custo menor. Previsto para estar disponível mundialmente em 2018, o Achieve News oferece às gráficas recursos como maior velocidade, controle no processo de gravação, e, ao mesmo tempo, permite criar processos mais econômicos.

Gravação eficiente e automação para aumento de produtividade

Equipado com tecnologia de cabeças térmicas TH5, da Kodak, o Achieve News possibilita que chapas sejam gravadas com mais estabilidade e precisão, sem variações de processo encontrados nos sistemas UV e de luz visível. Dessa forma, pode-se trabalhar com otimização da produtividade e da qualidade.

O novo modelo está dirigido a médias e pequenas gráficas, oferecendo velocidade de até 54 chapas/hora, diversas opções de automação para maximizar a eficiência, como, por exemplo, o sistema Multi-Cassette Unit (MCU), que automatiza a entrada e saída de chapas para até 960 unidades, de modo que os jornais podem otimizar seus ciclos de produção e rodar continuamente. Outras opções de automação incluem a Single-Cassette Unit (SCU), Autoloader, Auto-Unload e configuração semiautomática.

Sustentabilidade e conservação

Além de ser totalmente compatível com as chapas livres de processamento Kodak Sonora News, o Kodak Achieve News permite trabalhar com redução no consumo de energia – operando a somente 400 Watts enquanto efetua a gravação, o que equivale ao consumo de poucas lâmpada. Permite, ainda, que se ocupe pouco espaço na produção devido ao seu design compacto e, também, à eliminação da processadora (no caso de se usaram chapas Sonora News).

Legado no mercado de jornais

A Kodak possui um legado tradicional no segmento de jornais, incluindo o desenvolvimento de novas tecnologias de gravação e chapas. Ao longo de 16 anos, lançou o primeiro CTP térmico focado nas necessidades das gráficas de jornais, e, hoje, cerca de 2500 unidades térmicas de gravação estão instaladas em todo o mundo.

E o portfólio atende às demandas de grandes, médios e pequenos jornais, abrangendo as linhas Kodak Generation News, Trendsetter News e, agora, Achieve News. Cada equipamento oferece diferentes níveis de automação, velocidade e flexibilidade, de modo que as gráficas podem encontrar uma solução específica para suas necessidades.

“A Kodak está comprometida em investir em tecnologia que equipe os jornais para enfrentar os desafios futuros”, disse Brad Kruchten, presidente da Divisão de Sistemas de Impressão da Kodak. “Desde nossos últimos lançamentos em CTP até nosso portfólio de chapas, estamos focados em levar facilidade às gráficas no que tange à redução de custos operacionais e sustentabilidade.”