Pensamento constante em desenvolvimento de novas soluções e a busca por parcerias de impacto para a empresa e seus clientes. É assim que a MLC vem atuando há anos e registrando um crescimento relevante dentro do setor flexo.

 

Fabricante de facas maciças e flexíveis, a MLC sempre enxergou formas de elevar seu negócio. Uniu-se anteriormente à fabricante global Rotometrics e agora, com a fusão do grupo com a Maxcess, se posiciona como um player gigante na indústria flexo e vai passar a oferecer ainda mais itens ao convertedor.

Conversamos com o diretor-geral do grupo no Brasil, Robson de Paula, sobre diversos temas. Confira:

Estrutura atual e novos avanços

Robson: Os últimos anos de nossa empresa foram de investimentos para aumentar nossa qualidade, eficiência e capacidade produtiva e, também, tornar nosso atendimento ainda mais ágil, sobretudo na fabricação de facas flexíveis.

Com a nossa fábrica, ganhamos uma área produtiva de 3000 m2. Estávamos já sem espaço e com uma capacidade máxima de 50 unidades dias em nossa antiga fábrica; quando mudamos para a nova planta, mesmo sem acrescentar nada de maquinário e somente com layout otimizado, subimos para 70 facas por dia. Hoje, com maquinários novos que foram investidos em 2019 e 2020, ampliamos nossa capacidade de 70 para 100 ou 120 facas por dia.

Isso está atrelado ao tamanho das ferramentas, porém, temos espaço para dobrar essa capacidade para 200 unidades/dia para atender todo território nacional e também o mercado sul-americano. Além disso, em 2020, celebramos a fusão do grupo RotoMetrics com o grupo Maxcess. Com isso, nosso portfólio irá se ampliar bastante, incluindo diversos componentes que fazem parte da produção flexográfica, de modo que poderemos oferecer soluções de bobina a bobina ainda mais completas.

É um processo que ainda está em fase de estruturação, mas que, para neste ano, já iniciaremos os trabalhos para atendimento para as marcas do grupo que é composta pela FIFE, Magpower, Tidland, Webex, Componex, MengesRoller e VallerRoller.

MLC RotoMetrics e Maxcess

Robson: Quando tivermos efetivamente implantado a comercialização das soluções Maxcess no Brasil, teremos uma ampliação significativa de nosso portfólio. Ou seja, os clientes poderão encontrar uma gama maior de soluções em nossas linhas, aproveitando o know-how de mais de 30 anos de mercado que a MLC RotoMetrics possui, e o know-how de todo o grupo Maxcess, que tem plantas em toda a América, Europa e Ásia. Os clientes brasileiros e sul-americanos também poderão contar com alguns produtos Maxcess que serão produzidos aqui na planta de São Paulo, resultando em um custo muito inferior.

Expectativas para a ExpoPrint & ConverExpo Latin America 2022

Robson: Queremos estar presentes com nossa linha de produtos para flexografia e, também, com as soluções Maxcess. Acredito que um conceito bem importante é que nossos clientes poderão encontrar uma oferta maior de soluções em um mesmo fornecedor, que é a MLC RotoMetrics. Com a fusão da Maxcess e RotoMetrics, ampliam-se os canais de atendimento, tendo agora duas plantas no Brasil e, quem sabe futuramente, uma terceira .

Projeção de crescimento

Robson: Estamos bastante otimistas, ainda que o cenário atual inviabilize falar em números. Batemos todas as nossas metas em 2020, que foi um ano atípico, e acredito que as coisas devem se acomodar um pouco mais em 2021, contudo, seguindo em um crescente. Vislumbramos que 2022 será um ótimo ano, e queremos celebrar esse momento ao lado de nossos clientes na ExpoPrint Latin America.

MLC, Indústria 4.0 e as embalagens

Robson: A automação e inteligência agregada à gestão e aos processos produtivos é um caminho sem volta. Digo mais: é um divisor de águas entre as empresas que se manterão competitivas ou não. Também internamente, em nossas manufaturas, estamos trabalhando forte nas adaptações necessárias de automatização de todos os processos para atender com um nível de agilidade, qualidade e consistência cada vez maior.

Durante a pandemia, isso se tornou bastante evidente; empresas que não tinham essa flexibilidade e os canais preparados para as novas demandas da indústria, sofreram bastante.

Soluções desenvolvidas atualmente

Robson: Dentro do portfólio de facas flexíveis trabalhamos com as linhas AccuSmart (que oferece excelente custo-benefício e durabilidade para pequenas e médias tiragens); AccuPrime (uma faca versátil para uso em diferentes tipos de papéis e filmes); DuraLine (que conta com engenharia alemã e tratamento de superfície exclusivo que proporciona a mais longa tiragem para os papéis abrasivos mais exigentes e desafiadores, como os materiais de transferência térmica); e a Ultrafilm (para trabalhos com níveis exigentes de tolerância como no caso do liner PET 23 micras, que tem uma espessura extremamente fina e exige muita precisão).

Entre as facas maciças, temos a linha M80, M90 e M100, cujas características permitem trabalhar os entornos produtivos mais exigentes com versatilidade e confiabilidade. Também comercializamos a linha de eixos e rolo EZ Clean, que inclui o sistema de esqueletamento para produção de etiquetas e o sistema de rolo intermediário cujo design permite trabalhar com tracionamento otimizado da mídia, menos transferência de tinta e, consequentemente, menor tempo de limpeza e parada de máquina, minimização de problemas como retenção ou levantamento de mídia e, por fim, possibilidade de se trabalhar com mais produtividade.

Outra solução tradicional da MLC é nossa tecnologia de cilindro magnético, construídos com alta precisão e tolerâncias exatas, com estabilidade dimensional aprimorada para otimizar a precisão da faca flexível. Nossos cilindros magnéticos são versáteis e duráveis e estão disponíveis para uma gama completa de impressoras de rótulos e maquinários de conversão.

Por fim, nossos manômetros de pressão já equipam sistemas fabricados por empresas líderes em seus segmentos. Eles foram desenvolvidos após um longo estudo de engenharia personalizadas, projetados para proteger a vida útil de suas matrizes rotativas e, portanto, a eficiência operacional de seu processo de conversão. Com medidores de fácil leitura e apenas um ajuste simples de uma ponte existente, os medidores são uma solução excelente para proteger suas ferramentas contra tensões de excesso de pressão.

ExpoPrint & ConverExpo Latin America

A ExpoPrint & ConverExpo Latin America é o maior evento de impressão e conversão das Américas. Sua próxima edição acontece de 5 a 9 de abril de 2022 no Expo Center Norte, em São Paulo. A inscrição gratuita para visitar a feira pode ser feita em: www.expoprint.com.br/pt/visitar/cadastro.