A Papirus, presença confirmada na ExpoPrint 2022, é a mais nova parceira do Pegaí Leitura Grátis , uma iniciativa sem fins lucrativos, presente em 15 cidades do estado do Paraná, cujo objetivo é incentivar o hábito da leitura por meio do compartilhamento gratuito de livros em locais públicos. A companhia aderiu à ação com a doação de uma tonelada de papel que será usado na confecção das capas dos livros impressos pelo próprio projeto.

"Quando conhecemos o Pegaí Leitura Grátis, vimos uma excelente oportunidade de contribuir com aquilo que nós já fazemos no dia-a-dia. O projeto tem uma proposta nobre, ao unir leitura e educação, e nós ficamos felizes em poder contribuir com uma causa assim", afirma Eliane Dantas, coordenadora de marketing da Papirus.

O coordenador do Pegaí Leitura Grátis, Idomar Augusto Cerutti, conta que a doação será importante para a continuidade dos trabalhos, já que ajudará a viabilizar a impressão de inúmeros livros. "O papel fornecido pela Papirus é ideal para a impressão das capas. Ele tem uma gramatura maior, mais resistente. Agora, com a doação da Papirus, somada à doação da BO Paper, temos apoio tanto para a capa quanto para o miolo dos livros", diz.

O primeiro título a ser impresso com a doação da Papirus está prestes a ser lançado. A obra "A turma da Vila Hilda contra-ataca", segunda história da divertida temática de fantasmas ambientada no casarão Vila Hilda, na cidade de Ponta Grossa (PR), da escritora Simone Pedersen, estará disponível ainda no mês de setembro.

Idomar lembra, porém, que, em função da pandemia, as atividades do projeto estão limitadas neste momento, e sendo retomadas gradualmente. "Tivemos que retirar nossos livros das estantes por razões sanitárias. Em julho, preparamos um protocolo de retomada que está sendo aplicado gradualmente em alguns locais. A retomada total das atividades será feita em conjunto com o cronograma de reabertura das escolas", conta.

Números do Pegaí Leitura Grátis

Em 2019, o Pegaí Leitura Grátis disponibilizou mais de 77 mil livros arrecadados por meio de compra, doação, impressão e restauro. Atualmente, são 67 estantes, distribuídas em 15 municípios do estado do Paraná. O trabalho é realizado por um time de 177 voluntários e inúmeros parceiros que acreditam na causa.