Desde sua primeira edição, o Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica reúne conceitos de tecnologia dentro do setor de comunicação gráfica, mas também aposta em oferecer conteúdo que faça parte da vida do empresário de impressão, como apostar em inovação. A quarta edição do Congresso acontecerá online nos dias 24, 25 e 26 de novembro.

Luiz Serafim, Head de Marketing da 3M e especialista no conceito de inovação, aborda “Inovando para superar o pior das crises” e destaca que inovar não depende exclusivamente de tecnologias sofisticadas. “O conceito principal da inovação é a criação de valor, entendendo as necessidades das pessoas (clientes, operadores internos, parceiros, em suma, o ser humano) e propondo uma mudança, revolucionária ou incremental, que seja entendida como superior as alternativas existentes, trazendo resultado de uma maneira abrangente, ao mercado, à própria empresa, ao meio-ambiente e à sociedade”.

Para Serafim, a criação de valor percebido se pode fazer com sensores e robôs ou com ações simples dentro do processo operacional, de comunicação, de vendas. “Claro que nos tempos atuais, tecnologia agiliza, acelera com dados, produtividade e eficiência, mas há muito para melhorar sem a tecnologia cara, exigindo ingredientes como criatividade, conhecimento do mercado, colaboração, entre outros”.

Inovar em tempos de crise

O especialista diz que em momentos de crise e pressão pela sobrevivência, a busca pela inovação torna-se mais prioritária. “O mundo volátil das últimas décadas traz desafios, oportunidades e rupturas para toda atividade humana e coloca a inovação na agenda de toda empresa para se adaptar ao ambiente e navegar pelas mudanças de toda natureza. Mas eu sempre defendo que a cultura de inovação deve ser moldada e nutrida sempre, especialmente em tempos de bonança, para criar alicerces que possibilitarão agir de maneira robusta para encarar qualquer situação. Se você não tem mentalidade de crescimento, abordagem centrada no cliente, tolerância a erro, cultura colaborativa, vai ser muito mais difícil construir isso e evoluir de forma sustentada na hora em que aparecer uma turbulência”.

A inovação no momento atual tem relação direta com outro tópico: sustentabilidade. Luiz Serafim relata que na 3M há muito tempo os dois temas estão conectados. “Quando criamos produtos, há décadas fazemos análise de ciclo de vida, olhando os processos desde a obtenção das matérias-primas até seu descarte e trabalhamos para reduzir/eliminar os impactos das operações no ambiente. Em resumo, não se pode chamar algo de inovador, mesmo com enorme benefício ao usuário e tremenda disrupção tecnológica, se a criação de valor é acompanhada de práticas anticompetitivas, devastação ambiental, deterioração social. A Ética deve sempre preceder a inovação”.

Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica

O Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica está em sua quarta edição e é uma parceria ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) e APS Eventos Corporativos. Pela primeira vez online, acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro. O Patrocínio Institucional é de Afeigraf, Fedrigoni e Papirus. O Patrocínio Gold é da Valid. Informações sobre inscrição e detalhes da programação estão disponíveis no site: www.congressotecnologiagrafica.com.br.