A Heidelberg ganha acesso à tecnologia de jato de tinta líder de mercado da Fujifilm e a Fujifilm reforçará os pontos fortes da Heidelberg em engenharia e manufatura

Dois competidores globais uniram forças. A Heidelberg, principal fornecedor e parceiro da indústria gráfica global, e a Fujifilm, fabricante líder de chapas computer-to-plate (CTP), estão formando uma ampla aliança destinada a reforçar negócios existentes e estabelecer uma plataforma para impulsionar novos negócios para mercados voltados para o futuro. A aliança tem um foco especial em trazer produtos de última geração ao atraente mercado de impressão digital e dá a ambas as empresas o acesso a tecnologias avançadas que a Heidelberg e a Fujifilm dispõem na área de pré-impressão. Satisfazer as necessidades dos clientes atuais e futuros continua sendo uma prioridade para a Fujifilm e para a Heidelberg, uma vez que ambas continuam a focar seus portfólios em segmentos do mercado com maior potencial de rentabilidade e crescimento.

"Na Fujifilm, encontramos um parceiro reconhecido internacionalmente, com grande capacidade inovadora em áreas voltadas para o futuro, como consumíveis e tecnologia de jato de tinta. Isto marca um avanço significativo em nossa estratégia corporativa", disse Gerold Linzbach, presidente da Heidelberg. "Os recursos de pré-impressão da Fujifilm e suas tecnologias na área podem desenvolver e impulsionar o negócio existente. Com a tecnologia de jato de tinta da Fujifilm, podemos aumentar a experiência em impressão digital adquirida através de outras parcerias e nos mover rapidamente para o segmento de alta performance. É nosso objetivo, tornarmo-nos, também, um competidor global no crescente mercado de aplicações de impressão digital. Juntamente com a Fujifilm, podemos atender às necessidades dos clientes de forma mais eficiente e rápida. Dentro de três anos, prevemos um potencial de vendas da Heidelberg no mercado digital de mais de € 200 milhões ".

"A Fujifilm e a Heidelberg têm liderado a indústria gráfica em cada segmento especializado. A reputação da Heidelberg entre as gráficas do mundo é única" , disse Shigetaka Komori, presidente-executivo da Fujifilm Corporation. "Sua forte rede de clientes abre novas e importantes possibilidades para as tecnologias de jato de tinta de última geração. Com a presença no mercado global da indústria de impressão da Heidelberg, podemos apresentar nossos produtos a novos grupos de clientes e aumentar o potencial deles. Com o conhecimento da Heidelberg em manufatura, seremos capazes de aumentar a inovação e o desenvolvimento de tecnologias que vão abrir novos caminhos na impressão digital. Nossa tecnologia de jato de tinta de última geração, alavancada pela Jet Press 720, por exemplo, ganha um novo potencial".

Para Jose Luis Gutiérrez, novo presidente da Heidelberg do Brasil, esta nova parceria entre o grupo Heidelberg e a Fujifilm, mostra claramente a estratégia da empresa de alvejar ainda mais o mercado de impressão digital e virar um player global neste mercado em poucos anos. O objetivo desta parceria é principalmente o desenvolvimento de produtos e equipamentos da “próxima geração” em conjunto com as mais novas tecnologias das duas empresas.

“Vejo esta parceria com a Fujifilm como ampliação do nosso portfolio, principalmente na área digital, além das sinergias na área de pré-impressão. Esta cooperação não conflita com a nossa parceria de sucesso com a Ricoh (que implementamos no Brasil em 2011 com a linha de produto de soluções digitais Linoprint no value segment). Os equipamentos Linoprint estão dirigidos para gráficas com formatos menores, onde a impressão digital é um complementar para os equipamentos offset devido a maior demanda para tiragens muito curtas e dados variáveis. Já a pareceria com a Fujifilm com a tecnologia inkjet nos garantirá uma entrada no segmento high end em gráficas industriais”.

Heidelberg e Fujifilm estarão na ExpoPrint Latin America 2014, a maior feira da indústria gráfica da América Latina, que acontece entre os dias 16 e 22 de julho de 2014, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Para conhecer a feira, o cadastro gratuito já está disponível no site: www.expoprint.com.br/pt/visitar/cadastro. Curta também a página do Facebook e saiba de todas as novidades do mercado: www.facebook.com/ExpoPrintLatinAmerica.