Como inovar, aumentar seus clientes, superar desafios e valorizar as embalagens por meio do papel? Estas e outras questões foram respondidas durante o Print Paper, evento que aconteceu no Auditório da Sede da ABIGRAF, em São Paulo, e que superou a marca dos 100 participantes em ambos os dias.

Fabio Mestriner, designer, professor e autor de Metodologia Exclusiva de Inovação e Inteligência de Embalagem, falou da importância do produto para o dia a dia das pessoas – sejam elas consumidoras ou não. Destacou a importância de se inovar para encontrar novas soluções para os desafios e demandas atuais, como sustentabilidade, praticidade e encantamento (afinal, a embalagem e o marketing do produto andam de mãos dadas para conquistar os clientes nas prateleiras).

Giorgio D’Angelo, diretor de negócios da Forma Pack Premium Packaging, abordou a inovação e tendências de design e enobrecimento para o segmento de embalagens. Lairson Farah, da Grif Rótulos, focou no segmento de rótulos, mostrando tendências, inovações e desafios desse mercado diretamente ligado à embalagem e marcas.

No dia 5, o evento teve sequência com o tema sustentabilidade e ESG, ministrado por Júlio César Batista Nogueira, gerente corporativo de Sustentabilidade e Meio Ambiente, da Klabin. Em seguida, Luiz Antonio Silveira, CEO da Scuadra Embalagens Diferenciadas arrancou aplausos do público presente ao mostrar vários casos reais de sucesso e de inovação desenvolvidos pela sua empresa para clientes de renome de diversos segmentos.

Encerrando a programação, com Ronaldo Junior, especialista de produto da Heidelberg do Brasil, mostrou com dados e sistemas de software podem trabalhar juntos para agregar inteligência e estratégia ao mercado e auxiliar na tomada de decisões.

Exposição

Durante o PrintPaper, também aconteceu a exposição de produtos de empresas-parceiras patrocinadoras do evento. BlendPaper, Fedrigoni Paper Brasil e Klabin receberam os participantes, apresentaram seus produtos e tiraram dúvidas, gerando oportunidades de novos negócios.