Sediada em Campinas, interior de São Paulo, a Promtec conquistou o mercado flexográfico nacional investindo em seu principal diferencial: a agilidade. “Gostamos de pensar que ninguém consegue ser mais ágil do que nós”, reforça Jáson Goulart Nunes, diretor da Promtec.

São 28 anos de experiência no mercado e, agora, tem início a preparação para entrar em uma nova fase, com a inauguração de uma nova sede e o investimento na impressora digital colorida voltada ao segmento de rótulos e etiquetas bizhub PRESS C71cf, da Konica Minolta, o primeiro modelo vendido no Brasil.

“A bizhub PRESS C71cf vem ao encontro da nova fase que estamos iniciando e, também, apresenta todas as características que sempre fizeram parte dos princípios da Promtec, principalmente, no que tange à agilidade e qualidade”, diz Jáson.

Desafios e mudanças

O mercado flexográfico passa por profundas mudanças. Compradores desejam reduzir custos e diminuir os volumes de produtos, enquanto que clicherias e empresas de impressão flexo precisam otimizam suas margens e se ajustarem à nova realidade.

“Ao mesmo tempo em que assistimos a uma diversificação dos produtos, também estamos diante de uma demanda crescente por pequenos volumes que se renovam rapidamente”, afirma Jáson. “Por isso, há cinco anos, já analisamos a impressão digital como o futuro para nosso segmento, e, agora, chegou o momento de investir.”

Entre os benéficos imediatos da aquisição da bizhub PRESS C71cf, a Promtec projeta a diminuição de prazos, tempo de produção, custos e de variáveis de processo.

“Hoje, estamos sujeitos a variáveis grandes em virtude do processo de produção flexográfico, que envolve um tempo considerável de ajuste, variações em virtude da natureza dos clichês, e a complexidade que era atender pedidos sob demanda ou pequenos com nosso atual processo. Com a impressão digital, tem-se apenas duas etapas até a saída do produto impresso, sem variações, com mais estabilidade e com possibilidade de se atingir prazos e custos atrativos para pequenas e médias tiragens de rótulos e etiquetas”, explica Leandro Goulart, sócio da Promtec.

Para Jáson, o novo equipamento permitirá à Promtec, além do ganho de agilidade, atender a um mercado que, até então, não era possível: o de impressão customizada ou em pequenas tiragens. “A bizhub PRESS C71fc abrirá um novo mercado para a Promtec”, diz. “Projetamos que, em curto prazo, o equipamento tenha papel fundamental no crescimento de nosso faturamento, o qual pretendemos dobrar no prazo de um ano, atendendo clientes cujos pedidos, hoje, não conseguimos atender.”

Destaques

Antes de se optar pela solução de impressão digital de rótulos e etiquetas da Konica Minolta, a Promtec realizou pesquisa de mercado e analisou outras tecnologias de opções.

“O custo é muito atrativo”, destaca Jáson. “Além disso, trata-se da tecnologia que já é realidade em nosso mercado, e que melhor se alinhou com o perfil de nossa empresa, oferecendo qualidade, estabilidade de cores, possibilidade de armazenar perfis de impressão para serem repetidos nos mesmos trabalhos, e excelente produtividade.”

Leandro também destacou a parceria comercial proposta pela Konica Minolta. “É um investimento pioneiro, mas a Konica Minolta manteve uma postura muito parceira, se propondo a estar ao nosso lado para solucionar possíveis contratempos e dividindo os riscos. Isso ficou muito claro, tanto no contato com a equipe comercial, quanto na conversa que tivemos com o Presidente da empresa”, salientou.

Com alta qualidade de imagem e tecnologia de impressão com toner Simitri HDe, a bizhub PRESS C71cf possui configuração quatro cores (CMYK), resolução de 1200x1200 dpi, formato máximo de impressão de 1195x320 mm e comporta mídias com largura máxima de 330 mm, não necessitando de qualquer pré-preparo especial de mídia, como aplicação de primer, para produção.

Podem ser usados papéis com gramaturas que vão de 60 a até 250 g/m2, e sua velocidade a torna um dos equipamentos mais produtivos de sua categoria, atingindo 18.9, 13.5 ou 9.45 metros/minuto, variando de acordo com o tipo de papel (a velocidade padrão é de 13.5 metros/minuto).

Indicada para médios e pequenos volumes de impressão, a bizhub PRESS C71cf é a resposta da Konica Minolta às necessidades mais atuais dos segmentos de rótulos e etiquetas, que assiste à crescente demanda por impressos diferenciados e alto valor agregado, porém, com flexibilidade de criação de variadas versões para linhas de produtos, impressos em tiragens menores.

Sua tecnologia de impressão possibilita reproduzir imagens, códigos de barras e caracteres com grande precisão e riqueza de detalhes, permitido que o rótulo do produto se destaque visualmente – algo muito sensível nas aplicações label, cuja diferenciação nas gôndolas e prateleiras é essencial para a decisão de compra do consumidor.

A bizhub PRESS C71cf é ideal para imprimir rótulos e etiquetas de produtos voltados a segmentos cosmético, alimentício, de bebidas, etiquetas com especificações ou avisos sobre uso e armazenamento etc.

Está equipada com sistema de processamento de imagem SEAD, da Konica Minolta, que permite rasterizar imagens para impressão de modo altamente preciso e estável. Tanto para impressos coloridos, quanto P&B, as imagens são processadas no padrão de resolução 1200x8bits, com 256 gradações aplicadas em apenas 1 pixel.

Além de contar com um design compacto, a bizhub PRESS C71cf mantém o mesmo princípio de operação intuitiva dos demais equipamentos da Konica Minolta. Tarefas e configurações de saída podem ser facilmente aplicadas por meio de um monitor integrado com tela touch de 15 polegadas.

Toda a tecnologia da Konica Minolta estará presente na ExpoPrint Latin America 2018, maior evento de impressão das Américas, que ocorre de 20 a 24 de março de 2018, no Expo Center Norte, em São Paulo. Cadastre-se gratuitamente para visitar a feira em: www.expoprint.com.br/visite.