A Scortecci é uma editora com mais de 38 anos no mercado editorial brasileiro. Edita, imprime e comercializa livros em pequenas tiragens desde 1982. Possui gráfica própria com tecnologia digital, acabamento de qualidade, sofisticado controle de vendas e central de logística.

Faz parte do seu DNA publicar livros, promover concursos literários, realizar recitais e leitura de textos, participar de feiras e bienais do livro, organizar antologias literárias de novos autores, promover palestras e oficinas sobre o livro e a arte de escrever, trabalhar pela formação de bibliotecas e fomentar o hábito da leitura. Com a Covid-19, o trabalho de contato físico, corpo-a-corpo, presencial, ponto forte de sua alma empresarial ficou prejudicado. A casa editorial teve que “reinventar-se” no universo virtual.

Projeto Feiras do Livro

O projeto Feiras do Livro é o maior de sua história. Contempla todos os seus objetivos desde a sua fundação em 1982: “Mais que livros, imprimimos emoções!” Além do desafio ímpar de “reinventar-se”, a casa editorial investiu em novas tecnologias e no chamado “hand-to-hand” virtual, criando lojas modernas e responsivas, e no serviço de “conferência remota” para recitais e textos literários, contação de histórias, entrevistas, cursos e palestras, mesas de debates, lançamentos de livro e e-commerce.

Para o Projeto Feiras do Livro foram criados a Página do Livro (espaço virtual para declamação, contação de histórias e leitura de textos), o Zoom Literário (espaço virtual para lançamento de livros), as livrarias Do Mercado (Market Place aberto a editoras brasileiras), a Galeria do Livro (loja “flutuante” que prioriza feiras e bienais do livro), central de logística com controle online de vendas e ampliação dos serviços da TV LIVRO (canal no YouTube) como ponto de convergência e registro de todas as atividades virtuais da Scortecci.

Para os eventos Feira do Livro de Poços de Caldas 2020 e Bienal Virtual do Livro de São Paulo 2020, que acontecem de 11 a 15 de novembro e de 07 a 13 de dezembro, respectivamente, o Projeto Feiras do Livro, com a coordenação da escritora e professora Maria Mortatti, programou, para o período de 11 de novembro de 2020, 12 Mesas de Debates: O hábito de leitura e o autor de livros para crianças; A Importância da literatura infantil para inclusão; Políticas públicas para o livro e a leitura no Brasil; Diversidade na literatura; Literatura periférica; Políticas públicas para a educação no Brasil; Comunicação no negócio do livro; A arte de escrever e publicar um Livro; Poesia hoje e sempre; O livro impresso e a educação à distância; Educação e exclusão na literatura de autoria feminina.

Programação completa das Mesas de Debates, datas, mediadores e debatedores se encontram no endereço: feirasdolivro.com.br.

O evento será realizado sempre no horário das 19h30 às 21h, com acesso gratuito pela plataforma ZOOM (ID 725 467 53 53), para até 500 pessoas.

Além de intensa programação (lançamento de livros, mesas de debates, recitais e leitura de textos) serão lançadas as antologias Minuto de Tudo (poesias, contos e crônicas) e Prêmio Afeigraf 2020 (70 autores vencedores - Categoria Poesias).

Acesso pelo endereço: feirasdolivro.com.br / sala de eventos ou nas Páginas da Scortecci nas plataformas Feira Virtual do Livro de Poços de Caldas e Bienal Virtual do Livro de São Paulo.

Apoio cultural: Canon do Brasil, Bignardi Papéis, UBE - União Brasileira de Escritores, Afeigraf, Portal Amigos do Livro, Paponet, Podcast Ondas Impressas e Two Sides Brasil.